O 3º Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Bento Gonçalves realizou uma prisão por decorrência de maus-tratos a animais nesta última terça-feira, 8 de março. Uma guarnição da corporação foi a uma residência em Veranópolis após uma denúncia sobre a situação de pets no local.
Quando os agentes se direcionaram ao imóvel, perceberam que um canil sem estrutura mínima estava operando no endereço citado pelo denunciante. Haviam quatro cachorros, sendo três de raça Veadeiro Pampeano e um Pointer Inglês. Todos estavam em situação de visível desnutrição, ferimentos e condições insalubres expostos ao sol, segundo os policiais. Em verificação do fato, foi chamado ao local um veterinário parceiro da ONG Instinto Coruja, que atestou a situação de maus-tratos.
Nesse momento, o tutor dos animais recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Veranópolis, onde foi autuado em flagrante pelo crime, sem ter direito a fiança. Depois, ele foi levado ao Presídio Estadual de Nova Prata. Enquanto isso, os cães foram levados ao canil da ONG em que atua o veterinário que atendeu o caso.