Na manhã de terça-feira, 12, equipes da Polícia Federal realizaram a prisão preventiva de um homem investigado por extorsão contra estrangeiros, em Passo Fundo e Garibaldi, na região Norte do Rio Grande do Sul. Além da prisão, dois mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em ações autorizadas pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.
A investigação, que teve início em maio de 2024, foi desencadeada após uma denúncia de um estrangeiro de origem senegalesa. A vítima relatou que havia recebido mensagens de um indivíduo que se passava por policial federal, exigindo dinheiro para “regularizar” sua situação migratória. O falso policial ameaçou o estrangeiro com a extradição caso não efetuasse o pagamento.
A apuração revelou que o suspeito, que estava cumprindo pena no Presídio de Passo Fundo, continuava cometendo o crime mesmo atrás das grades. Usando uma falsa identidade de policial federal, ele extorquia outros estrangeiros e os valores obtidos eram transferidos para uma conta bancária mantida por sua irmã, que também é alvo de investigações e medidas judiciais.
Durante a operação, a Polícia Federal cumpriu as ordens judiciais, buscando provas para fortalecer a investigação e identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso. O investigado segue detido e, de acordo com as autoridades, mais detalhes sobre o caso serão divulgados após a conclusão das investigações.
Foto: Polícia Federal / Reprodução