Adriano Alves Müller e Alexandre Pressi foram condecorados por serviços prestados e pela dedicação comunitária durante a pandemia de covid-19
A última sexta-feira, 25 de agosto, foi de muita emoção na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Em homenagem proposta pelo vereador Idasir dos Santos e subscrita por todos os vereadores da Casa Legislativa, os médicos pneumologistas Adriano Alves Müller e Alexandre Pressi foram condecorados com a medalha Guardiões da Saúde Dr. Ervalino Plácido Bozzetto, concedida pelos relevantes serviços prestados à comunidade, em especial durante o período da pandemia de covid-19, que teve seu auge nos anos de 2020 e 2021.
Com cerca de 30 anos dedicados à medicina, o pneumologista Alexandre Pressi construiu, com conhecimento técnico e atendimento humanizado, uma carreira reconhecida pelo alto grau de profissionalismo. Esses diferenciais – que ganharam ainda mais evidência em sua atuação durante a pandemia – renderam merecida homenagem outorgada pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. O Parlamento concedeu ao médico a Medalha do Mérito Guardiões da Saúde Doutor Ervalino Plácido Bozzetto, em reconhecimento à sua trajetória profissional.
A Medalha do Mérito Guardiões da Saúde Doutor Ervalino Plácido Bozzetto, recentemente instituída, visa valorizar os profissionais da saúde e manter na memória os sacrifícios por eles realizado, dedicando ou até mesmo perdendo suas vidas em prol de outras vidas.
Conforme o vereador proponente das homenagens, foi uma honra conceder esta importante honraria a ambos. “Desde que esta Medalha foi criada, os nomes de Adriano e Alexandre já estavam definidos como sendo os primeiros a recebê-la, pois entendíamos que suas atuações em defesa da vida durante a pandemia eram dignas de reconhecimento e mereciam ser eternizadas pela Casa Legislativa”, afirmou Santos.
As filhas dos médicos, Nicole Pressi e Cindranne Torres Müller foram convidadas pelo parlamentar a homenagearem seus pais, o que gerou emoção e comoção no público, formado por autoridades, familiares, amigos e outros convidados.
O médico Adriano Alves Müller enfatizou se sentir apenas um representante de todos aqueles que trabalharam em contato com a doença que tanto maltratou a todos. “Lembro dos primeiros momentos, quando eu e o Pressi conversamos, o Pressi asmático, eu hipertenso, tinha passado por um câncer, e nunca tivemos dúvidas de que iríamos atender. Tivemos apenas dúvidas de qual seria o nosso destino, mas se estamos aqui hoje, podendo celebrar, temos que agradecer muito. Estou bastante emocionado”, frisou.
Já o médico Alexandre Pressi, em sua manifestação, agradeceu a todos os colegas médicos que ajudaram a superar um dos momentos mais difíceis de suas carreiras, tanto os da rede pública quanto os da rede privada. “Foi até difícil aceitar essa homenagem, foi uma angústia, pois não fizemos nada sozinhos. Fomos uma parte muito pequena perante o todo. Preciso agradecer a todos os médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, motoristas das ambulâncias, equipes de higienização, em especial aos colegas da UTI. Todos que de forma direta ou indireta que contribuíram precisam receber nosso agradecimento”, disse.
Saiba mais sobre os profissionais
Adriano Alves Müller nasceu em Cachoeira do Sul em 22 de abril de 1972. Sempre estudou em escolas estaduais e dividia seu tempo entre os estudos e os esportes, natação e voleibol, onde foi campeão da categoria juvenil no ano de 1989. Realizou um único vestibular na Universidade Federal de Santa Maria, e foi aprovado na primeira turma no ano de 1990. Durante a faculdade conheceu sua esposa Cindia Cristina Torres Müller, e no último ano de faculdade retornou a Porto Alegre, para estagiar no Grupo Hospitalar Conceição. Após o término do estágio, retornou a Santa Maria para fazer duas especializações, sendo elas: Medicina interna e pneumologia. No ano de 1999, mudou-se para Bento Gonçalves com a esposa e a filha com apenas sete meses, Cindranne Torres Müller. Ainda no ano de 1999, deu início ao trabalho pela Prefeitura de Bento Gonçalves, e após pelo Hospital Tachinni, como emergencista e pneumologista, permanecendo como chefe da emergência até o ano de 2010, migrando para o setor de UTI e mantendo sempre sua principal função de pneumologista. Em fevereiro de 2000, abriu seu consultório. No ano de 2001 inicia o trabalho na Empresa Todeschini, na qual tem parceria até os dias atuais.
Alexandre Pressi, nasceu em Bento Gonçalves no dia 26 de março de 1971. Aos 11 anos, já ajudava seu pai na contabilidade, e auxiliava na distribuição e montagem na loja de móveis que era da família chamada Bentolar. Ele dividia seu tempo entre o trabalho e os estudos. Aos 16 anos realizou seu primeiro vestibular, sendo aprovado na Faculdade de Medicina em Caxias Do Sul. A possibilidade de passar em uma Universidade Federal, o fizeram se dedicar ainda mais aos estudos, prestando vestibular na UFRGS em Porto Alegre. Após o curso, prestou anos de residência em pneumologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Durante o período, se deslocava de Porto Alegre para Bento Gonçalves, para realizar plantões no SUS, e consultas nas piscinas dos Clubes Botafogo e Susfa. Em 1999, após permanecer em Toronto General Hospital, no Canadá, retornou a Bento Gonçalves e iniciou suas atividades como médico em Clínica Particular, Plantonista de UTI e emergência do Hospital Tacchini. É especializado em pneumologia, fibrobroncoscopista e Medicina Do Sono.