Até o final do ano, a pista de skate da praça Cinquentenário contará com novo muro de contenção. A empresa que executará a obra é Febeal Construtora Ltda, definida por processo licitatório no dia 26 de setembro. Nos próximos dias, o contrato entre a prefeitura e a empresa será assinado. Dada a ordem de serviço, a construtora tem um dia para iniciar a obra, com prazo de conclusão de até 90 dias. A obra conta com investimento municipal de R$ R$ 95.518,92, provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Integrado. O projeto contempla uma estrutura de contenção do tipo gabião (um estruturas armada) para recuperação estrutural de muro em pedra basalto e contenção de solo na pista.
Ações realizadas em prol do bem estar e melhora na qualidade de vida da população estão previstas no plano estruturante municipal Viver Bem. Para o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Gustavo Sperotto, este é só o primeiro passo. “O novo muro trará segurança e permitirá que os skatistas voltem a frequentar o local. Mas nosso objetivo vai muito além. Queremos construir uma nova pista de skate, capaz de receber disputas a nível nacional e internacional”, afirma.Segundo dados da Semjel, existem mais de 500 praticantes do esporte em Bento Gonçalves. Destes, 110 competem em categorias profissionais.
Antigo muro
Em junho deste ano, depois de vários dias de chuva intensa, o muro lateral da pista de skate desmoronou. O local foi interditado. Técnicos da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) estiveram no local e constataram que o desmoronamento se deu devido a infiltrações existentes na base do muro.
Outro fator que pode ter contribuído para o desmoronamento foi o material utilizado no aterro, composto por entulhos e lixo. A pista havia sido reformada em 2011, entretanto, conforme parecer do engenheiro responsável pelo aceite da obra, o problema vem deste a construção original da pista. A partir desta constatação, a SMMAM solicitou ao Instituto de Planejamento Urbano (Ipurb) que elaborasse um projeto, a fim de solucionar definitivamente o problema.