Prefeito, Hadair Ferrari e vice, Adilso Antônio Salini avaliam de forma positiva
o ano de 2021 e prospectam boas novas para 2022

Pinto Bandeira pode até ser considerada uma cidade ainda jovem pelos anos de emancipação. Porém, a cada novo ciclo se desenvolve e prospera e se torna grandiosa e adulta quando falamos em receptividade, sorrisos estampados nos rostos dos munícipes e satisfação de poder conviver e contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Para o prefeito, Hadair Ferrari e o vice, Adilso Antônio Salini, os dias vindouros neste novo ano serão de muita expectativa, ação e desenvolvimento, assim como foi 2021, por eles considerado 365 dias muito positivos em sua gestão. Principalmente quando se fala em interior. Em 2022 estão previstas para serem asfaltadas mais cinco localidades, com, pelo menos, um km de via em cada uma, de forma a valorizar o homem do campo.

Primeiro ano da nova gestão

Nesse primeiro ano da nova gestão, fizemos bem mais do que no mesmo período dos anos anteriores, por conta de que agora não temos mais intrigas políticas e todos os envolvidos trabalham no mesmo sentido. Se tratando de investimentos, no fim do ano de 2021 conseguimos finalizar a nova creche do município, que será inaugurada no dia 8 de fevereiro. A estrutura vai atender aproximadamente 100 crianças e supre em dobro a demanda da população pinto-bandeirense. Um dos maiores orgulhos de nossa administração, dando estrutura de qualidade às nossas crianças. Na saúde, demos continuidade à construção do nosso posto de saúde, que está em fase avançada.

Quando se trata de obras, realizamos diversas. A maior delas que foi o asfaltamento de 4,2 km de extensão da Linha Brasil, que foi uma emenda do deputado Osmar Terra e parceria público-privada. Também executamos a ligação Busa/Caminhos de Pedra, que é uma obra muito interessante para Pinto Bandeira, pois agrega ainda mais o turismo que vem dos Caminhos de Pedra. Além disso, também executamos pavimentações urbanas, que foram importantes para o desenvolvimento do município. Outra conquista foi o recapeamento da VRS-855. Não foi dinheiro de Pinto Bandeira, mas foi uma batalha gigante, que durou cinco anos.

Avalio esse primeiro ano da nova gestão como excelente, produtivo e positivo. Foi um ano que servirá de exemplo para darmos continuidade aos nossos projetos. Claro que tivemos dificuldades. Além da pandemia, tivemos a notícia de que Pinto Bandeira tinha sofrido uma derrota e voltaria a ser distrito de Bento Gonçalves, ainda bem que esta decisão durou apenas três dias e está toda resolvida.

Impacto da pandemia

Para o município, o único impacto que tivemos com a questão a pandemia foi que não houve as tradicionais festas de interior, das comunidades, e nem as do município. Ficamos com muita saudade, pois esses encontros eram momento de confraternização, de união, de conversarmos e estarmos juntos. O decorrer dos outros processos, nas demais secretarias, ocorreu normalmente.

Pavimentações asfálticas

A maior obra que fizemos no ano passado foi feita por meio de uma parceria público-privada com a Proamb, emenda do deputado Osmar Terra e recurso do Poder Público. Com o apoio dos três conseguimos fazer 4,2km de asfaltamento na Linha Brasil, um pedido da comunidade que foi atendido. A Proamb possui uma unidade em nosso município e, em benefício daquela localidade, essa parceria foi efetivada. Se tiver oportunidade de estendermos ainda mais essa pavimentação asfáltica, no sentido Proamb, vamos buscar novamente a união.

Projeções para 2022

Fizemos um reforço no parque de máquinas na gestão passada e no último ano com a aquisição de retroescavadeira de pneu e giratória, além de caminhões. Queremos adquirir, em breve, um trator agrícola que auxiliará nas demandas. Também estamos trabalhando com o alargamento de diversas vias no interior do município. Pretendemos asfaltar, neste ano, dois trechos no perímetro urbano e outros cinco em linhas diferentes no interior do município, que são a Cave Geisse, Santa Cruz, Sobra, Madeira e Rio Branco.

Esse investimento forte no interior é feito porque a base econômica de nosso município é a agricultura. Nós queremos valorizar quem trabalha nela. É a partir disso, destes avanços nas áreas rurais, que o jovem permanece na propriedade. Com o asfalto, muda a visão, tanto é que dizem que quando chegam no asfalto, chegam em Pinto Bandeira. Além disso, já estamos projetando ações para os próximos anos e que poderão ser iniciadas neste.

Setor turístico


O nosso incentivo para a parte do turismo é criar esses acessos asfálticos para atrair o turista, como criamos no ano passado na Busa/Caminhos de Pedra. Percebemos que os turistas estão vindo mais para o nosso município e esses investimentos em estradas são primordiais para essa continuidade. Além disso, em função do sucesso das vinícolas de nossa cidade, outros investimentos também estão abrindo, trazendo mais opções aos visitantes e comunidade. Se tem o acesso, não tem pó, estamos valorizando o turismo e o crescimento de todos de uma forma geral.

Agricultura

Para este ano, pretendemos dar continuidade aos serviços que são disponibilizados, como o subsídio de 20 horas-máquina para cada grupo familiar e o subsídio com brita. Além disso, disponibilizamos de retroescavadeira e trator para o ano inteiro.

Se tratando em projeção de safra, a colheita de variedades de pêssego e ameixa, se pegar na encosta do Rio das Antas, já começou. Entretanto, o forte é agora a partir da segunda quinzena de janeiro. As projeções não são muito positivas, por causa da estiagem e do granizo. Se estima uma perda de 30% da produção por conta destes dois fatores climatológicos. Algumas ações devem ser efetivadas para amenizar as perdas.

Relação com o Poder Legislativo

Também avalio esse relacionamento de forma muito positiva, foi muito tranquilo e de boas parcerias. Neste ano, pretendemos dar continuidade, em busca de mais benefícios aos pinto-bandeirenses.

O que os munícipes podem esperar dos próximos anos de gestão?

Eles sabem que nosso objetivo, além da saúde e educação, é asfaltar o interior da cidade. Os principais focos da nossa gestão é saúde, educação e interior. Nossa meta na educação era a Escola Municipal de Educação Infantil Spazio Dei Bambini, que atende o dobro da capacidade. A saúde, quando estiver pronto o novo posto, será como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento, como se fosse um mini hospital. Concluído esse, o foco será o asfaltamento do município. Além disso, até o final de nossa gestão, queremos melhorar o acesso à entrada de nossa cidade e construir um pórtico.