Evento inédito acontecerá em março, na praça central, reunindo cerca de 40 famílias para a confecção de uma tonelada do doce, em parceria com o Rotary Club Bento Gonçalves São Francisco
Em 12 de março ocorre a maior uvada artesanal do mundo, a partir das 10h, na Capital Nacional do Pêssego de Mesa, evento que tem como objetivo confeccionar uma tonelada de doce de uva na praça, conquistando um espaço no livro Guinness World Records. O encerramento da safra também será festejado na ocasião.
Na terça-feira, 7 de fevereiro, o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari e membros do Rotary Club Bento Gonçalves São Francisco, estiveram em Porto Alegre convidando autoridades para presenciar esse marco para o município. “Visitamos o Deputado Estadual Guilherme Pasin, o secretário de Transportes Juvir Costella, o Vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Turismo Vilson Covatti. A princípio eles estarão aqui no dia para prestigiar o evento. Agradecemos, acima de tudo, o carinho do Rotary por esta parceria”, enaltece.
De acordo com o prefeito, a festa foi aprovada na Câmara de Vereadores e, hoje, faz parte do calendário oficial do município. “Cada comunidade irá contribuir com 40 tachos de 25 kg de uva, possivelmente teremos 40 casais envolvidos na confecção do doce. Será retirado grão em grão, feito primeiro o cozimento, depois o peneiramento e o cozimento final. Isso leva das sete da manhã até aproximadamente às 13h. A abertura vai ser às 10h, mas a uvada será comercializada a partir das 14h. A estrutura será montada no estacionamento ao lado da igreja”, detalha. Ademais, pães serão assados em fornos colocados na rua lateral da praça, local onde terão as agroindústrias vendendo seus produtos. “Para alimentação dos visitantes, o salão e os estabelecimentos locais vão estar oferecendo almoço por um ótimo valor e terá foodtrucks”, revela.
Além disso, uma tenda da prefeitura será montada, onde o prefeito, que estará vestido à caráter, cozinhará polenta, batata e outros alimentos feitos em fogão à lenha para as famílias que estarão na confecção da uvada. “Quero motivá-los, pois todos têm que aproveitar o dia como uma festa e se sentir valorizados. Esse momento é especial, pois é a primeira edição de muitas”, ressalta. Para convidar os agricultores que fornecerão a fruta, Hadair já fez diversas reuniões com as comunidades. “Só falta chegarmos em algumas linhas. Inclusive, as comunidades São Luiz, Santo André, São José e Santo Antônio de Farroupilha também vão participar, elas fazem divisa com Pinto Bandeira e são parte de nossa paróquia”, completa.
Escolha da Corte da Festa do Pêssego
No dia 22 de abril, a cidade também vai ser contemplada por outro evento, a Escolha da Corte para a próxima Festa do Pêssego, grande festa marcada para a primeira quinzena de 2024. As inscrições vão até 3 de março e devem ser feitas na Secretaria de Educação, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h. As candidatas serão apresentadas durante o evento da a maior uvada artesanal do mundo.
Melhorias e pórtico
As obras que vão potencializar Pinto Bandeira já estão em andamento e uma delas é o acesso de entrada ao município. “A ideia é finalizar antes do dia 12 de março, que é quando acontece a uvada. Também temos que terminar a licitação do pórtico para que a gente possa fazer sua inauguração juntamente ao Festival do Espumante, em novembro. Nós fizemos a base e licitamos as pedras, logo será encaminhada a mão de obra e a instalação da parte metálica. Depois tem os acabamentos, a iluminação, a sala de informações e banheiros”, conta. Além disso, o prefeito busca concluir, em até 90 dias, a via asfáltica que liga a Vinícola Don Giovanni até a divisa com Farroupilha. “Serão 1,7km de estrada melhorada. Também queremos licitar o asfalto das linhas Rio Branco e 40”, finaliza.