O jovem piloto Francisco Milesi cerrou 2024 com uma conquista especial: o título de campeão no campeonato de Cross Country. A modalidade, que é relativamente nova e ganhou destaque na cidade neste ano, proporcionou a crianças e adolescentes a oportunidade de competir em um ambiente acolhedor e acessível.
Milesi destaca a importância do trabalho de Vicente Tomasi, organizador do campeonato pelo TCBG (Trail Club Bento Gonçalves), que foi fundamental para viabilizar a inclusão da categoria infantil nas etapas realizadas junto com os adultos. “O cross country é uma modalidade nova que cresceu esse ano principalmente para nós crianças devido ao incentivo do Vicente Tomasi, do TCBG que se esforçou muito para organizar todas as etapas junto com a dos adultos”, ressalta Milesi.
Mesmo enfrentando uma lesão que levou às pistas de motocross, o piloto encontrou no Cross Country uma chance de manter seu desempenho esportivo. “É uma modalidade mais fácil que o motocross porque não tem saltos. Isso permitiu que muitos atletas começassem a competir. Mesmo vindo de prejuízo, tive um bom rendimento. Minha experiência no motocross e no velocross com certeza me ajudaram a ganhar esse título”, relata o piloto.
Milesi também ressalta o papel de seus patrocinadores e de sua família em sua trajetória. “Agradeço muito aos patrocinadores porque sem eles não conseguiríamos participar de todas as etapas, e ao meu pai, que é meu maior incentivador”, diz.
Além do desempenho esportivo, o jovem piloto destacou a união entre os concorrentes e o impacto do campeonato na formação de novos talentos na cidade. “Espero que o ano que vem, ainda tenha o campeonato para que mais pilotos daqui possam iniciar nas competições. Ficamos todos juntos e, quando não estamos na pista, estamos brincando e jogando bola. É muito legal”, comenta.