Desde a segunda-feira, 14, o Rio Grande do Sul oferece a possibilidade de solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em todas as unidades da rede Tudo Fácil. O novo documento visa garantir acesso prioritário e atenção integral para pessoas com TEA em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Após a solicitação, o requerente receberá informações sobre o prazo para retirada do documento, que possui validade de cinco anos. Até outubro deste ano, mais de 28 mil carteiras já foram emitidas, com 4 mil delas apenas em Porto Alegre.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). Antes da implementação, todos os gerentes das unidades foram capacitados para oferecer um atendimento acolhedor e adequado aos cidadãos.
Além da CIPTEA, a rede Tudo Fácil em breve também oferecerá a solicitação do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda, beneficiando aqueles com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.
Foto: Reprodução