Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha em colaboração com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que aproximadamente um a cada dez brasileiros já teve o celular roubado ou furtado no último ano. Esse dado alarmante destaca a frequência e o impacto crescente desse tipo de crime no país.
De acordo com a pesquisa, cerca de 15 milhões de brasileiros foram vítimas de roubo ou furto de celular entre julho de 2023 e junho de 2024. Esse número corresponde a aproximadamente 1.680 aparelhos levados a cada hora. A situação é particularmente crítica nas capitais e em cidades com mais de 500 mil habitantes, onde 15% dos residentes relataram ter sido alvo de roubo.
A pesquisa também revelou que 5% dos entrevistados tiveram seu número de celular clonado e 26% sofreram tentativas de golpe por meio de aplicativos de mensagens ou ligações. Esses dados destacam não apenas a prevalência do crime, mas também o aumento de outras formas de fraude relacionadas ao uso de dispositivos móveis.
Além disso, 45% das vítimas desse tipo de crime não registraram a ocorrência, sugerindo que a taxa real de roubos e furtos pode ser ainda maior do que o relatado. O medo de sofrer um novo roubo ou furto está afetando o comportamento das pessoas: mais da metade dos entrevistados admitiu que passou a evitar certas áreas ou horários devido ao receio de ter o celular furtado.
A pesquisa entrevistou 2.508 pessoas com mais de 16 anos, abrangendo todas as regiões do Brasil.