Um levantamento realizado em cinco estados brasileiros, representando cada região do país, indica que 79% dos alunos no final do ensino médio apresentam algum sintoma de depressão ou ansiedade. Além disso, 20,4% afirmam se sentir bastante ou totalmente infelizes ou deprimidos.
O estudo foi conduzido pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Os dados apontam ainda outros indicadores preocupantes entre os estudantes: 38,9% relataram se sentir bastante ou totalmente esgotados ou sob pressão, 33,9% revelaram ter perdido o sono por preocupações, 22,1% afirmaram ter perdido bastante ou totalmente a confiança em si mesmos, e 22% indicaram sentir-se bastante ou totalmente incapazes de superar suas dificuldades. Outros 7,9% declararam não conseguir se concentrar nas tarefas.
O levantamento reforça a necessidade de atenção à saúde mental de adolescentes, especialmente em um período de transição tão importante quanto o final do ensino médio.