Os tradicionalistas Bruno Domingos Zanella Corrêa e Kauan de Melo Zembruski, do CTG Querência do Prata de Nova Prata, e Luiz Cassol Ferrigo, do CTG Os Desgarrados de Guaporé, representarão a 11ª Região Tradicionalista no Entrevero Cultural de Peões. O evento, organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de abril em Entre-Ijuís e Santo Ângelo.
O trio, vai disputar com outros 45 concorrentes representando 25 Regiões Tradicionalistas do RS. Ferrigo, é natural de Bento Gonçalves.
Com o objetivo de celebrar a cultura gaúcha e destacar a juventude, o Entrevero Cultural de Peões espera receber cerca de mil participantes de todas as categorias, incluindo Piá (mirim), Guri (juvenil) e Peão (adulto), provenientes de entidades filiadas ao MTG. Durante o evento, os competidores serão avaliados em diversas áreas, como conhecimentos históricos e geográficos, habilidades artísticas e destreza nas lides campeiras.
Como funcionam os concursos
Para concorrer ao Entrevero Cultural de Peões, os participantes passam por uma etapa local, dentro de suas respectivas regiões tradicionalistas. Na etapa estadual, no segundo dia do evento, após uma prova escrita sobre a história do Estado, tradicionalismo e folclore, os candidatos são submetidos a uma avaliação artística, na qual cantam, tocam um instrumento ou declamam, além de executarem as danças gaúchas tradicionais e de salão.
Já no terceiro e último dia de avaliações ocorrem as provas campeiras, que envolvem atividades como encilhar, andar a cavalo, fazer prova de rédeas, apartar e laçar. Modalidades de galpão, como o charque, churrasco, trança e chimarrão, também azem parte do teste para escolher o novo representante da juventude tradicionalista. O resultado da etapa estadual é anunciado durante à noite, em um fandango na cidade do peão farroupilha do ano anterior, neste caso, no município de Entre-Ijuís e Santo Ângelo.
Histórico do Entrevero
O Entrevero foi criado no ano de 1988, com o título de Concurso Troféu Farroupilha, sendo realizado no ano seguinte, em suas três fases. Inicialmente, foi realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas, em 1989. Já em 1991, passou a ser realizado junto à Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS). No entanto, a partir de 1992, o evento ganhou um local próprio para sua realização, na cidade do Peão Farroupilha. No ano de 1995, foi criada a categoria juvenil, denominada Guri Farroupilha, e em 2012, a categoria mirim, o Piá Farroupilha.