As mais de seis mil agências dos Correios poderão realizar pedidos de auxílio emergencial à população mais vulnerável, que não possui acesso a meios digitais e que ainda não conseguiu realizar a solicitação. A parceria foi firmada entre o Ministério da Cidadania e a Agência Brasileira de Correios e Telégrafos. A expectativa é de que sejam realizados 27 milhões de atendimentos.
Segundo o acordo firmado, a solicitação nos Correios será feita gratuitamente apenas para a população sem acesso à internet. Os demais interessados, que possuam acesso aos meios digitais seguem realizando o cadastro no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o Governo, o pagamento, caso seja aprovado, será realizado através de uma conta na Caixa Econômica Federal ou seja, os correios não realizarão o pagamento.
Solicitação pelos Correios
Conforme o Ministério da Cidadania, para o cidadão solicitar o cadastramento numa agência dos Correios, será necessário apresentar documentos. Entre eles, identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular; dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.
Para os brasileiros que não possuem conta bancária e que tiverem o cadastro aprovado, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa Econômica Federal. Para abertura de conta deverá ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um protocolo de cadastro ao final do atendimento.
Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo previsto de dez dias para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF.
O acompanhamento da liberação do benefício também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121.