A Patrulha Maria da Penha do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) participou na quinta-feira, 30 de abril, da operação “Jerônyma Mesquita”, realizada simultaneamente em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

A operação foi executada pelos policiais da Brigada Militar de Bento Gonçalves com foco na fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência expedidas pelo poder judiciário. Várias vítimas receberam a visita domiciliar dos PMs para verificação do cumprimento das medidas por parte dos agressores.

As vítimas receberam informações e orientações sobre a rede de proteção à mulher e sobre como devem proceder caso o agressor não cumpra as medidas de afastamento determinadas pela Justiça. Elas também puderam expor aos policiais a condição em que se encontram, sendo que algumas relataram situações de vulnerabilidade já que os agressores não estavam cumprindo as Medidas Protetivas de Urgência.

Quando os policiais se deparam com essas situações imediatamente é informado ao juizado da vara da violência doméstica e este, na maioria dos casos, determina a prisão preventiva do agressor a fim de proteger a vítima.

A operação foi encerrada às 17h. Além das visitas foi realizada a distribuição de material informativo na Via Del Vino, centro de Bento Gonçalves, quando várias pessoas foram orientadas e puderam conhecer o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha.

O nome da operação “Jerônyma Mesquita” foi uma homenagem à uma mineira aristocrata que se destacou na luta pelo direito de as mulheres votarem, conquistado em 1932. Em sua homenagem foi instituído o Dia Nacional da Mulher.