Após de três anos de obras, Igreja Matriz São Pedro teve 90% de sua originalidade recuperada
Integrantes da Paróquia São Pedro reuniram lideranças de Garibaldi, a fim de prestar contas e agradecer a todos os envolvidos no marco histórico de restauro da Igreja Matriz. A arquiteta responsável pelo trabalho, Iris Schmitt, apresentou o detalhamento e as etapas pelas quais o resgate passou.
Conforme o pároco, Frei Jadir Segala, a Matriz São Pedro representa a visibilidade da Fé que nos foi legada pelos nossos pais. “O investimento total está na casa de R$ 2,6 milhões, e foi assegurado por recursos da Paróquia e doações espontâneas”, disse.
O prefeito Antonio Cettolin, em sua manifestação, reconheceu que quando a vontade, determinação e coragem tornam possível realizar grandes projetos e sonhos, anunciando um presente para a comunidade e região: a reinauguração da Igreja Matriz contará com um show com a Família Lima. O show será realizado no largo da Igreja Matriz, no dia 6 de março de 2020.
Passado e Presente
Em 18 de junho de 1920, um incêndio destruiu a velha igreja. O Pároco, João Fronchetti, já idoso, não sentia forças para enfrentar o desafio de edificar nova estrutura. Coube ao Frei Bruno de Gillonnay, com o título de Pró-Pároco, comandar a construção. A comunidade católica de Garibaldi e da região se mobilizou e o templo foi inaugurado em 15 de março de 1924. Foi a última obra de Frei Bruno, que em seguida regressou à França, sua terra natal.
Foi de lá que veio a planta da igreja, com inspiração na Basílica de Lourdes. O estilo arquitetônico é neogótico. O templo, tendo em vista o precário material da época, teve que ser retocado várias vezes, para evitar sua progressiva deterioração.
A Igreja Matriz é o mais importante símbolo de religiosidade de Garibaldi. Diariamente, a Igreja Matriz São Pedro recebe turistas, que se encantam com sua história e beleza. Além da arquitetura, destacam-se os vitrais coloridos, as pinturas murais, o altar artístico, a estatuária e seu imponente órgão de tubos. A Igreja estará aberta à visitação diariamente das 7h30min às 17h.