Nesta quinta-feira, 9 de maio, o Vaticano anunciou que o papa Francisco destinou a quantia de 100 mil euros, equivalente a cerca de R$ 554 mil, para auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul. A doação será repassada ao Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange todo o estado gaúcho, para apoiar nos esforços de assistência às comunidades afetadas.
A informação foi confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Jaime Spengler, que recebeu a comunicação da doação através da Nunciatura Apostólica. Spengler destacou a importância do auxílio, afirmando que o valor será utilizado para ajudar no que for possível diante da situação de emergência enfrentada pelo Rio Grande do Sul.
Esta não é a primeira manifestação de solidariedade do papa Francisco com as vítimas das enchentes no estado. No último final de semana, o pontífice expressou suas preocupações e ofereceu suas orações pelo povo gaúcho, que enfrentou grandes inundações e teve que deixar suas casas em busca de segurança. “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, disse o papa em uma mensagem de solidariedade às vítimas.
Foto: Vatican Media / Reprodução