Vaticano informa que pontífice sofreu broncoespasmo e não participará da Quarta-feira de Cinzas
O Vaticano divulgou, nesta sexta-feira, 28, um novo boletim médico sobre o estado de saúde do papa Francisco, informando que o pontífice, de 88 anos, sofreu um ataque isolado de broncoespasmo, que provocou um episódio de vômitos por inalação e agravamento do quadro respiratório.
O papa está internado há duas semanas no Hospital Gemelli, em Roma, onde deu entrada no dia 14 de fevereiro com uma infecção respiratória grave. Apesar do novo incidente, o boletim anterior divulgado pelo Vaticano indicava que Francisco havia passado uma noite tranquila e seguia em repouso.
O Vaticano não informou por quanto tempo o papa permanecerá hospitalizado, mas anunciou que ele não participará da cerimônia da Quarta-feira de Cinzas, em 5 de março. O evento marca o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa, e será conduzido por outra autoridade eclesiástica.
A ausência do papa em uma celebração de grande importância para a Igreja Católica reforça as preocupações com seu estado de saúde. Nos últimos anos, Francisco tem enfrentado problemas de mobilidade e complicações respiratórias, que já o levaram a reduzir suas atividades e delegar funções a outros membros do Vaticano.
Ainda não há uma previsão oficial para sua alta hospitalar, e o mundo católico segue acompanhando a recuperação do líder da Igreja.
Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP