Cerca de 100 pessoas, envolvendo pais e responsáveis de alunos, participaram de uma manifestação pacífica em frente a prefeitura de Bento Gonçalves. Eles pedem que o município apresente informações de onde seus filhos irão estudar nas escolas da rede Municipal de Ensino. O protesto teve início por volta do meio dia desta segunda-feira, 15, na área central da cidade.
Entre as exigências feitas pelos participantes está a retomada das bolsas em escolas privadas, cessadas em decorrência de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).
A situação afeta mais de 500 alunos, que ainda não conseguiram definição de vagas para seus filhos, uma vez que o ano letivo inicia em fevereiro. Desde novembro, o problema começou a ganhar força, quando teve início o período de rematrículas e a alteração no formato de compra de vagas pela prefeitura em escolas particulares. Na semana passada, a pasta municipal deu início aos contatos com pais de alunos, informando o local onde cada aluno deve estudar.
Usando narizes de palhaço, cartazes e apitos, os participantes da manifestação aguardavam um posicionamento da prefeitura. No entanto, ninguém da administração compareceu ao local para prestar esclarecimentos.
O prefeito Diogo Siqueira, na quinta-feira, 11, divulgou um vídeo pedindo desculpas pela situação e garantindo que todos os estudantes matriculados terão sua vaga garantida. No entanto, dezenas de pais foram até as redes sociais do chefe do Executivo criticar a situação e pedir celeridade na resolução.
Até o fechamento desta matéria, a prefeitura de Bento Gonçalves não tinha se manifestado sobre a situação oficialmente.
Segunda etapa de inscrições para novos alunos da rede Municipal inicia nesta segunda-feira, 15
Nesta segunda-feira, 15, teve início a segunda etapa de inscrições para novos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para a rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves. De acordo com a Secretaria de Educação, até o momento já foram efetuadas 10,8 mil matrículas e rematrículas, em escolas da rede municipal.
Ainda, segundo a pasta, deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site: http://bentogoncalves.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2024/solicitacao preferencialmente em computadores ou notebooks.
Na inscrição é necessário que a família anexe a documentação exigida no edital, respeitando o zoneamento dos alunos.
Fotos: Luisa Sperotto Gusmão