Está marcada para o meio-dia, nesta segunda-feira, 15, uma manifestação de pais de alunos da rede Municipal de Ensino em frente a prefeitura de Bento Gonçalves. O objetivo é cobrar uma resposta sobre onde as crianças irão estudar no próximo período letivo. De acordo com os organizadores do manifesto, mais de 500 pais ainda estão sem respostas sobre a situação.
Conforme Leiliane Lago, participante da manifestação, sua filha, de dois anos, está há um ano em uma creche com vaga comprada pela prefeitura, pois não há vaga nas escolas municipais. “Semana passada liguei na secretaria de Educação para ver sobre a rematrícula e recebemos a notícia que ela perdeu a vaga e que não temos direito a outra vaga pq temos terreno no nome. Então pedi se iam transferir ele de creche e eles me falaram que se eu quero deixar ela na creche temos que pagar”, relata.
A situação se arrasta desde o ano passado, quando teve início o período de rematrículas e a alteração no formato de compra de vagas pela prefeitura em escolas particulares. Na semana passada, a pasta municipal deu início aos contatos com pais de alunos, informando o local onde cada aluno deve estudar.
O prefeito Diogo Siqueira, na quinta-feira, 11, divulgou um vídeo pedindo desculpas pela situação e garantindo que todos os estudantes matriculados terão sua vaga garantida. No entanto, dezenas de pais foram até as redes sociais do chefe do Executivo criticar a situação e pedir celeridade na resolução.
Segunda etapa de inscrições para novos alunos da rede Municipal inicia nesta segunda-feira, 15
Nesta segunda-feira, 15, teve início a segunda etapa de inscrições para novos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para a rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves. De acordo com a Secretaria de Educação, até o momento já foram efetuadas 10,8 mil matrículas e rematrículas, em escolas da rede municipal.
Ainda, segundo a pasta, deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site: http://bentogoncalves.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2024/solicitacao preferencialmente em computadores ou notebooks.
Na inscrição é necessário que a família anexe a documentação exigida no edital, respeitando o zoneamento dos alunos.