A estreia do longa-metragem “Os Dragões”, dirigido por Gustavo Spolidoro, foi marcada por uma mobilização inédita de jovens em torno da experiência coletiva da sala de cinema. Lançado no dia 22 de maio em salas de 11 cidades do interior gaúcho, além de Porto Alegre, o filme chega ao público dentro do projeto “O Despertar dos Dragões”, iniciativa da Lança Filmes que já reúne mais de 4.200 estudantes, de 55 escolas públicas e privadas no Rio Grande do Sul.

Com sessões especialmente voltadas a turmas do Ensino Fundamental (a partir do 7º ano) e do Ensino Médio, o projeto aposta no poder simbólico e educativo do cinema como espaço de encontro, reflexão e pertencimento. A proposta é resgatar — ou apresentar pela primeira vez — a vivência da sala escura para uma geração acostumada às telas individuais. “Ver a sala cheia de estudantes, vibrando com o filme, rindo, refletindo, conversando depois… é uma confirmação de que o cinema ainda tem muito a oferecer como experiência coletiva e transformadora”, afirma Daniela Gouveia Menegotto, diretora da Lança Filmes e idealizadora do projeto.

Com temática centrada em identidade, empatia e amadurecimento, Os Dragões dialoga diretamente com o universo emocional da adolescência. A história acompanha cinco jovens de uma comunidade conservadora que, ao passarem por transformações físicas inexplicáveis, enfrentam o dilema entre seguir as regras ou assumir sua verdadeira natureza.

Filmagens e estreia

Em Bento Gonçalves, a estreia do filme chegou junto com o projeto “Despertar dos Dragões”, que busca reconectar adolescentes à experiência coletiva do cinema por meio de sessões acessíveis para escolas, com apoio de educadores.

Além de Cotiporã, Os Dragões teve filmagens na ponte férrea sobre o Arroio Pedrinho, em Bento (Alcântara), divisa com Cotiporã e nos trilhos de trem em Garibaldi, além de paisagens rurais entre Cotiporã e Veranópolis.

Após a estreia exclusiva no Rio Grande do Sul, o filme entra em cartaz em salas de 26 cidades de diferentes estados do país, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Boa Vista, Cuiabá, Curitiba e Manaus. A distribuição é feita pela Lança Filmes, com o apoio de cinemas parceiros que compartilham a proposta de formação de novas plateias.

Sobre o filme

Inspirado na obra do escritor Murilo Rubião, precursor do realismo fantástico no Brasil, Os Dragões tem roteiro de Gibran Dipp e Gustavo Spolidoro, com produção da GusGus Cinema. Foi rodado com participação ativa da comunidade de Cotiporã e já passou por mostras e festivais, recebendo destaque pelo seu visual impactante e linguagem acessível ao público jovem.

Em Bento Gonçalves, a estreia do filme chegou junto com o projeto “Despertar dos Dragões”, que busca reconectar adolescentes à experiência coletiva do cinema por meio de sessões acessíveis para escolas, com apoio de educadores. Acesse o trailer pelo QrCode.

Cidades que recebem “Os Dragões”

Araçatuba, Bauru, Belo Horizonte, Boa Vista, Cabo Frio, Campinas, Campo Limpo, Campos dos Goytacazes, Cuiabá, Dourados, Duque de Caxias, Guadalupe, Itu, Londrina, Manaus, Maringá Avenida, Maringá Catuai, Mauá, Piracicaba, Ponta Grossa, Porto Velho, Rio Branco, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo, Serra, Sorocaba Cianê, Sorocaba Cidade, Taboão da Serra, Volta Redonda.

Confira o trailer: