*Joice de Souza
Já não é recente a ocorrência de movimentos sociais organizados em busca de melhores condições para o coletivo. Entidades sem fins lucrativos e conselhos existem a muito tempo e tem um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade e no apoio ao desenvolvimento de políticas sociais. Nos últimos anos, com a ocorrência da pandemia do COVID 19 e desastres naturais, foi possível presenciar uma rápida organização que uniu empresas, poder público e a população em geral, em busca de soluções para minimizar os estragos causados por esses fenômenos.
Assim, fica claro que quando as pessoas se unem e se organizam em favor de uma causa maior, os problemas são minimizados e o sucesso é garantido, mesmo com suas diferenças, cada qual oferecendo o que for possível, seja um pouco de tempo, seu conhecimento em determinada área, apoio financeiro.
Aqui em Bento Gonçalves mesmo, temos inúmeras organizações sociais e conselhos que apoiam as mais diversas causas e protagonizam muitas melhorias que beneficiam toda a população. Para exemplificar como podemos fazer a diferença na sociedade sendo qualquer cidadão com o simples desejo de fazer algo melhor para sua cidade, gostaria de destacar o trabalho do OSB-BG – Observatório Social do Brasil – Bento Gonçalves, entidade que está em nossa cidade desde 2017 e tem o objetivo de promover a cidadania fiscal através de palestras e atividades de educação fiscal, além de contribuir na eficiência da gestão pública exercendo o controle social, com atuação preventiva e proativa, visando a colaboração para a melhoria do gasto público. O OSB-BG conta com voluntários que disponibilizam um pouco do seu tempo para analisar licitações, acompanhar entregas de mercadorias adquiridas por meio destes processos licitatórios, acompanhar proposições realizadas pelos vereadores, entre outras ações, sempre no âmbito municipal, de forma a tornar mais transparente e eficiente a gestão dos gastos públicos e de acordo com a legalidade e necessidade.
Neste sentido, valorização e a participação em organizações sociais são de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável da cidade, simplesmente reclamar do poder público e não procurar entender o seu papel em cada esfera, não contribui em nada para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.
Se você ainda não participa de nenhuma organização social, busque alguma área na qual se identifique e verifique qual entidade trabalha com esta área. Assim, existem muitas formas com as quais contribuir, você pode ser um voluntário, contribuir financeiramente ou simplesmente ser um porta-voz da causa, divulgando e comunicando o trabalho que é realizado.
O OSB-BG é instituidor do Bento + 20 e, neste Conselho Municipal, somos 30 entidades unidas por uma causa, Bento cada vez melhor para todos!
* Vice-coordenadora CT Serviços / Voluntária do OSB-BG / Consultora em Gestão Estratégica de Negócios