Rádio Rainha na festa dos 85 anos da Escola Princesa Isabel

No próximo sábado, 08, acontece o evento que vai marcar os 85 anos de fundação da EMEF Princesa Isabel, hoje o educandário, mais antigo da rede municipal ensino. Referência no bairro Vila Nova, a escola conta com 430 alunos – do Jardim ao 9° ano – e um grupo de 80 profissionais entre direção, corpo docente e demais colaboradores. Sob a direção da professora Jacqueline Siviero Karkaba, ‘o Princesa’, como é carinhosamente citado no dia a dia, hoje já abraça alunos que integram a quarta geração de muitas famílias. “Isso nos motivou a desenvolver o projeto ‘Memórias vivas – resgatando a história da escola Princesa Isabel’. Nele, algumas pessoas vieram até a escola para falar da sua passagem pelas nossas classes. Era muita história a resgatar, em meio a um saudosismo de cada um”, relata a diretora.
Os 85 anos da EMEF Princesa Isabel serão contados através da exposição de ‘banners’ alusivos às décadas, inauguração da galeria de diretores, recortes de jornais e a exposição de maquetes, entre outros. “Será um dia de reunir as famílias, ex-professores e ex-alunos, enfim, o bairro Vila Nova vai estar em festa”, projeta.
E para contar esta história, a Rádio Rainha FM vai estar fazendo a cobertura e todos os detalhes você vai conferir na nossa programação. Parabéns ao Princesa Isabel, há muitos anos fazendo a diferença na vida de uma comunidade.

Bentomedi, essa é daqui

Há pouco mais de um ano, o município passou a contar com uma nova alternativa quando o tema é o acesso à serviços em saúde. A Bentomedi, além de ser uma clínica criada em Bento, a maior parte dos profissionais atua na cidade e hoje disponibiliza consultas em mais de 17 especialidades médicas
E o atendimento não se destina apenas a pessoas físicas. A Bentomedi disponibiliza o convênio ‘Bento Empresa’. “É uma oportunidade àquelas empresas que não possuem plano de saúde e que podem ser nossas parceiras no atendimento aos seus funcionários. Além de um valor bastante diferenciado, essa modalidade oferece um atendimento rápido, com o controle do RH da empresa, ou seja, não serão surpreendidas com atestados médicos sem a real necessidade”, explica a gestora da empresa, a Enfermeira Marcela Dachery.

A Bentomedi disponibiliza ainda serviços completos de Medicina do Trabalho e recentemente, passou a ofertar consultas com oftalmologistas. Cabe ressaltar que todas os atendimentos e até mesmo, alguns procedimentos, são realizados na própria clínica.

Escolas do Senai/RS fazendo a diferença

Alunos das unidades do SENAI em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Novo Hamburgo e Flores da Cunha, bem como funcionários da Instituição, foram mobilizados para apoiar muitas famílias atingidas pelas enchentes no Estado. Em Bento e em Flores da Cunha, alunos do Curso de Marcenaria produziram mais de 600 travesseiros, além de 300 rodos empregados na limpeza das casas e estabelecimentos. Outras 200 bicamas e 200 armários de duas portas, seguem em produção. Já a gurizada de Flores da Cunha também fez a diferença, ao construir casinhas para os ‘pets’ que ficaram desabrigados, sendo as mesmas entregues a uma ONG.

Além de colocar em prática o que é visto em sala de aula, estudantes e funcionários do Senai de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Novo Hamburgo se dedicaram a confeccionar e entregar roupas íntimas, de cama e sacolas para as pessoas atingidas pelas cheias. O Gestor do Senai em Bento Gonçalves, Ricardo Dal Piva, diz que além de aprender fazendo, as aulas são orientadas às situações reais.

Conseguimos adaptar o aprendizado e manter a proposta de ensino, contribuindo com a comunidade e reforçando a formação de cidadãos”, comenta. Dal Piva lembra, por exemplo, que as casinhas aos pets, além de terem sido produzidas com material reciclado, ganharam isolamento térmico. “Foi a forma que encontramos para unir forças e, também, conhecimento para fortalecer esta rede de apoio às vítimas das enchentes em nosso Estado”, conclui.