SENAC e SESC: definida a área para as futuras unidades de Bento
Na foto abaixo, a rua Assis Brasil, no Centro, na altura no número 213. Esse será o futuro endereço do SESC e do SENAC na Capital do Vinho. A área de cerca de 3 mil m² foi adquirida recentemente pela Fecomércio e fica entre a Igreja Batista e o Tabelionato de Protestos. Por enquanto, o que fiquei sabendo é que subirá um prédio capaz de atender a todas as demandas das duas unidades, que hoje enfrentam problemas quanto à localização (SENAC) e espaço (SESC). A partir de agora será dado início aos processos de elaboração de projeto e contratação da empresa que vai executar a obra. Durante esse tempo, as duas casas continuarão a atender nos tradicionais endereços, cumprindo assim o contrato de locação vigente. Se hoje já realizam um trabalho de excelência, na casa própria a tendência é ampliar a oferta de serviços e cursos e quem ganha é a comunidade.

Mais confeiteiros no mercado de trabalho
Na quarta-feira passada participei da formatura da turma de novos Confeiteiros, curso oferecido de forma gratuita pelo Senac e que nesta edição qualificou nove alunos. Na edição do último sábado do JORNAL SEMANÁRIO, escrevi sobre o evento, mas quero parabenizar os alunos, professores e dirigentes, pelo empenho de todos. Vi que alguns estão querendo empreender, enquanto outros já estão no mercado de trabalho. Uma outra turma do mesmo curso já está em andamento no turno da noite e, para 2026, a escola deve oferecer tal qualificação a partir de maio. Outro curso, o de Confeiteiro (avançado), está previsto para outubro. E, para fevereiro de 2026, o Senac já tem em oferta os cursos de ‘Preparo de Alimentos Congelados’ (novo); ‘Técnicas de Confeitaria’; ‘Técnicas Culinárias da Cozinha Profissional’; ‘Preparo de drinks e coquetéis’; ‘Bartender’; ‘Manicure e Pedicure’ e ‘Processo de Preparo de Alimentos para Eventos’. O mais interessante: todos esses cursos são pelo Programa Senac de Gratuidade.
Super Apolo, agora com duas unidades em Caxias do Sul
Com a abertura da segunda loja em Caxias do Sul, o Super Apolo consolida sua presença na região, ao mesmo tempo em que resgata suas origens. Isso porque foi na cidade que a família do diretor Antônio Cesa Longo iniciou sua trajetória no varejo. “Foi aqui que fortalecemos nossos valores. Aqui estão pessoas que foram e continuam sendo modelo para nós. É muita história”, contou em seu discurso de inauguração, no último dia 26. O Apolo Capuchinhos abriu gerando 120 empregos e, em 1,5 mil m² de área, conta com estacionamento coberto. Um dos destaques é o setor de adega, com cerca de 900 rótulos entre nacionais e importados. Ao longo de 55 anos de história, o Super Apolo está presente em Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi, além de Bento, onde fica a matriz. Recentemente, quando o Apolo recebeu o Troféu Empreendedor, em reconhecimento a sua trajetória na cidade, Longo destacou em entrevista para a RÁDIO RAINHA FM o pioneirismo da empresa: “Fomos a primeira empresa do setor supermercadista a usar o código de barras e adotar o uso de plataforma hidráulica em nossos caminhões, diminuindo o trabalho operacional e buscando qualificação, sempre focado em atender nossa população”, discorreu. O Apolo Capuchinhos está localizado na Rua General Mallet, 100, e atenderá de segunda a domingo, das 8h às 20h30min, inclusive nos feriados.