“ExpoAgas foi feita para salvar Vidas e retomar a Atividade Econômica”

Participei na última quinta-feira, 22, da entrevista coletiva onde o empresário e presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo apresentou os resultados da ExpoAgas 2024. Ele frisou que essa edição serviu para fazer a economia girar e mostrar, principalmente, que ainda existem gargalos no Estado que precisam de ações do governo. “Deixamos claro a todos, que enxergassem as necessidades e não criticassem; mas que ajudassem a construir. A Expoagas foi feita para salvar vidas e retomar a atividade econômica”, pontuou.

Nos três dias da Convenção, as negociações entre os 496 expositores atingiram a cifra de R$ 704 milhões, aumento de 8% em relação à edição 2023. Outro destaque que mostra as oportunidades que a ExpoAgas permite a todos, está no percentual de empresas que participaram pela primeira vez, que chegou a 23%. Foram 63 mil visitantes que lotaram o Centro de Eventos da FIERGS. “Há 60 dias, se quer tínhamos a certeza de que a ExpoAgas pudesse acontecer, diante de tudo o que vivemos no Estado. Isso sim é Superação”, reconhece Longo.

Vagas de emprego têm. Onde estão os candidatos?

Tempos atrás escrevi aqui sobre a quantidade de vagas de emprego disponíveis no comércio local. São oportunidades em diversos cargos, vários sem a necessidade de ter experiência, pois alguns lojistas até preferem treinar o novo profissional.

Dias atrás, a Empresa Santo Antônio e a Concresul passaram a veicular chamadas na Rádio Rainha FM, ofertando também diversas vagas. E nessa semana, a Cinex, recentemente eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar, também está anunciando a contratação de profissionais para diversas áreas. Também estão com seus quadros de funcionários abertos a Multimóveis e o Hospital Tacchini, entre tantas outras.

Por fim, o Sindilojas e o Senac estão alinhando uma parceria para a realização de cursos profissionais, de modo a atender as maiores demandas do varejo. Aí a gente volta a se perguntar: onde estão os candidatos?

Mundo ‘gamer’ recebe um olhar diferenciado na Icomp

Conversei recentemente com o empresário Gustavo Predebon, quando ele me contou um pouco sobre a sua Icomp, no mercado desde 2008. Eu sabia que a empresa oferece produtos e serviços na área da Informática, mas não imaginava o quão exigente é o mundo dos ‘gamers’. “Esse universo exige um olhar diferenciado. Precisamos entender o que os aficionados querem jogar e, para isso, a gente analisa caso a caso, de forma presencial”, explica Predebon, ressaltando que como são produtos que envolvem um valor agregado, não se pode errar. “Na Icomp, a quase totalidades dos hardwares e softwares a gente disponibiliza à pronta entrega, mas quando o assunto é ‘gamer’ existe uma vasta opção de configurações. Melhor esperar uns dias e ter a expectativa superada, do que enfrentar instabilidades com um computador que não atende as demandas”, orienta.