CSG: pedágio ‘free flow’ é referência para a Senatran
Enquanto aguarda o reequilíbrio contratual por parte do Governo do Estado, diante de investimentos realizados em outras rodovias fora da sua jurisdição durante a tragédia climática do 2024, a CSG ao menos recebeu uma boa notícia: o seu sistema de pedágio ‘free flow’ foi reconhecido pela Secretaria Nacional de Trânsito como modelo para o país. Uma portaria da Senatran prevê a padronização do sistema de cobrança sem cancela, como o utilizado pela CSG, que foi a primeira no país a operar a modalidade. “Isso mostra a consolidação do free flow como política pública e chancela o caminho que trilhamos desde 2023”, ressalta o presidente da CSG, Ricardo Peres.
Di Paolo abre sua 28ª unidade
Na semana passada o Di Paolo inaugurou mais uma nova unidade, dessa vez no Rio de Janeiro, junto ao Casa Shopping. É a primeira unidade em terras fluminenses. Conversei com o Emiliano Castaman, do Di Paolo Bento e questionei sobre as futuras operações no Vale dos Vinhedos. “Essa ficará para 2026, com vinícola própria junto ao restaurante. Também para o ano que vem chegaremos à Brasília e Foz do Iguaçu”, adiantou. Hoje a rede Di Paolo serve mensalmente 70 mil pratos expressos e também 70 mil sequências de galeto nas 28 casas, através de seus cerca de mil colaboradores. Das 28 casas, 17 servem sistema de rodízio e 11 delas servem prato expresso. “É uma tendência crescente em refeição fora do lar, pois tem uma relação entre tempo, preço e qualidade”, explicou.
Renan Inquérito fecha o 5º Sesc Hip Hop
Como diz a gurizada, ‘a minha vibe é outra’ e por isso não acompanho de perto o trabalho do rapper, poeta e educador Renan Inquérito. Essa semana ele tá percorrendo o Estado com o projeto “Parada Poética”, uma proposta que une literatura, música e performance em um formato acessível e potente. No próximo domingo, 17, ele vai atrair um público expressivo à rua Coberta onde vai se apresentar, encerrando o 5º Sesc Hip Hop. O show celebra os 25 anos de carreira de Renan, que desde 1997 atua MC e educador. O ‘cara’ já produziu nove discos, realizou centenas de shows e participou de projetos literários e educacionais em todo o Brasil. É mestre e doutor em Geografia e Educação, e nas rodas de saraus, oficinas e projetos de pedagogia é referência. Então no domingo, às 17h30, todos os caminhos levam à Rua Coberta, para o show gratuito “Renan Inquérito: 25 Anos-Luz”.
Eu teria orgulho de morar na ‘Jovino Demari’
Não estive na sessão dessa semana na Câmara de Vereadores, quando o legislativo homologou o nome do empresário, empreendedor e líder comunitário Jovino Demari como denominação de rua me Bento. Proposta pelo Vereador Paulo Souto, a solicitação foi aprovada por todos os vereadores e sancionada pelo prefeito Diogo Siqueira. Pois saibam que quem morar na rua D, do Loteamento Postal, poderá referenciar o endereço dizendo que a rua leva o nome de uma pessoa que muito fez por Bento e em diversas áreas. Olhando o currículo do Demari, que faleceu em fevereiro de 2022, somente em homenagens prestadas a ele, contei 35. Mas isso não é nada diante do trabalho dele. Entre suas atuações, lembro dele como presidente da CDL e do Sindilojas (comércio); um dos criadores e presidente do Consepro (segurança pública); presidente do Patronato, que posteriormente passou a chamar-se Abraçaí (assistência social). Entre tantas outras entidades com as quais contribuiu estão o CIC, Esportivo, Lions Industrial e atuou na Fenavinho e foi festeiro de Santo Antônio. Conversei com o Evandro, filho do Jovino e ele me disse que “ouvir as pessoas falarem do pai me orgulha muito, percebo o quanto ele ajudou essa cidade e isso conforta nossos corações”. Faz falta mais ‘Jovinos’ na comunidade.