COMO ENVELHECER

Vejam só: “ter propósito na vida é uma das coisas mais importantes para envelhecer com saúde e qualidade de vida. É necessário fugir dessa correria imposta em nossas vidas no dia a dia. Precisamos ter paz no coração e na alma para podermos pensar bem. Pessoas agitadas, correndo, ansiosos ou angustiados, não conseguem pensar bem”. Quem disse isso, eu? Não. Foi o Dr. Emilio Moriguchi, geriatra, Presidente do Grupo de Estudos em Medicina Cardiovascular e Espiritualidade da Sociedade de Cardiologia do RS. Eu sempre falo, brincando, de que meu propósito é “assaltar um banco”, assim viveria como o Dr. Moriguchi sugere. Em não assaltando, a vida é “uma peleia danada”. Mas, prometo pensar no assunto, Doutor, com Banco ou sem.

REMY FOI EMBORA

Quando BENTO perde um filho (líder), perde um Membro do corpo que não se repõe. Remy Valduga, líder, escritor, produtor rural, referência literária, nos deixou aos 82 anos. Escreveu 6 livros, deixou um legado cultural inestimável, atrelado às suas origens. São dele as obras “O Caçador de Caramujos”; “A História de Catarina”; “Pieretto, Um Fenômeno”; “Os brincos de Da. Irene”; “O Tempo e o Espelho”; “Sonho de Um Imigrante” este traduzido para o Italiano e publicado na Provincia de Trento em 2007. Uma obra maiúscula sua é também a HISTÓRIA DA COOPERATIVA AURORA, rica em sua apresentação e conteúdo, 300 páginas, documento histórico de valor inestimável. Não ganhei um exemplar, mas vou em busca. Entre as fontes de saber que colaboraram com a edição comemorativa aos 84 anos da AURORA, Itacyr Luiz Giacomello. Não tive muita convivência com REMY, assim como não tive com outro grande mestre da literatura imigratória DARCY LUZZATO, mas carrego dentro de minha mente admiração e respeito pelas suas figuras humanas e legado histórico. O VALE DOS VINHEDOS, que já está carente e conflituado, empobreceu, culturalmente, com a partida de REMY.

Remy foi um dos personagens do documentário Legado Italiano que chegou aos cinemas em 2020, com temas como a religiosidade, a música, a gastronomia, a indústria, o dialeto, o vinho e outras heranças.

ACONTECIMENTO INUSITADO

Em Nova Prata, a Secretaria de Turismo promoveu o Natal. Presença do Papai Noel Branco e uma Mamãe Noela negra. Ao ser anunciada, discriminação, a Mamãe Noela foi vaiada. Chorando, levantou e deixou o cenário natalino. Na Rede, nota de repúdio da Secretaria de Turismo. Cena patética e deplorável.

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

O jogador SADIO MANÉ, da seleção do SENEGAL, declarou: “passei fome, trabalhei em campo, jogava descalço, não tive educação e nem outras coisas mais. Hoje posso ajudar meu povo com o que ganho. Graças ao futebol, construí escolas, um estádio, distribuímos roupas, calçados, comida aos mais necessitados. Com 70 euros mensais, que damos a todas as pessoas de SEDHIOU (Senegal), para economia familiar. Não preciso me gabar com carros luxuosos, casas grandíssimas, viagens, muito menos aviões, prefiro que os meus recebam um pouco do que a vida me deu”. SADIO é o maior artilheiro da história de SENEGAL, 34 gols em 94 jogos disputados. Ele joga no BAYERN DE MUNIQUE, Alemanha. 200 milhões de reais em helicóptero, Ferraris e outros carros, é o que Neymar tem, só para estabelecer um contraponto. Cerca de 60% dos jogadores brasileiros ganham menos do que um salário mínimo.

FAÇA BEM FEITO

Quanto a Prefeitura gastou? 2,5 milhões, 3 milhões, para fazer a terceira via da estrada que vai do Vila Nova ao Barracão? Fizeram um acostamento invertido, morro veio abaixo e vai cair mais. O DR. Danilo Baldi, sugere, nas redes sociais, que a Prefeitura aproveite nos reparos que vai fazer dos estragos da chuva, para sinalizar uma faixa prioritária, vermelha continua com 50 cm de largura, para os ciclistas subirem o Barracão, vindos do Caminhos de Pedra, Caravaggio, etc, com segurança. Esta obra tem merecido críticas sob a alegação de que foi mal projetada tecnicamente. Quem seria responsável se aquela pedra destruísse inúmeras casas e matasse muita gente? Façam as coisas bem feitas, exija isso Prefeito Diogo.

CURTAS E PODEROSAS

• Deputada Estadual, ZILÁ BREITENBACH, foi distinguida com troféu de LÍDER E VENCEDORA, pela Assembleia Legislativa do RS. Sob os aplausos e reverências inclusive dos amigos ORILDES LOTICCI e SÉRGIO NEVES.

• PAULO GEREMIA, reunindo lideranças e associados em torno da Entidade que preside, o SINDICATO DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO DE POA E REGIÃO, para brindar aos 80 anos.

• A Universidade do Arizona, EE.UU., concluiu em estudos que “dormir acompanhado melhora o sono, combate o estresse e diminui a ansiedade”. Vale para pets?

• Olhem aí, ciclistas da praça. Em Salvador do Sul, a Prefeitura construiu uma ciclovia de 1,5 quilômetros que denominou CAMINHOS DO SOL. CARLOS BARBOSA, já tem uma de 3 quilômetros, constituída pela TRAMONTINA. BORA, PARTIU? Do jeito que tá “vazando água” nas obras por aqui, quando nossa ciclovia vier já vai vir “com buracos” e “poças de água”, do tipo “CICLOCROSS”? Acelera Diogo!

• Entre as 40 maiores empresas do RS, a Serra tem 40. De Bento, a TODESCHINI, a BERTOLINI, a CERAN, a UNICASA e a MIOLO.

• A expectativa de vida dos brasileiros chegou aos 77 anos, diz o IBGE. Quem nasce hoje viverá até os 77 e, quem já tem 77, viverá mais 11 anos, ou mais. No Japão existe uma crença de que quem atinge os 60 anos pode chegar a mais de 100. No Brasil, 14,3% da população são maiores de 60 anos, no RS o número sobe para 18,8%. “Elora zo scarpon” dizea me NONO.

• Não tenho tido sorte, entre os altos e baixos que a vida oportuniza, perdi os festejos dos 40 ANOS da VINÍCOLA DON GIOVANNI e os 25 ANOS do LIONS CLUBE BENTO GONÇALVES CIDADE DO VINHO. Parabéns!

• Deu duro? TOME UM DREHER. Deu dor de cabeça, coriza, mal estar, fadiga? Vá ao médico, cuidado com o BQ.1!

• LIVRO GUINNES, concedeu o título de “A GATA MAIS VELHA DO MUNDO”, a bichana que tem 27 anos e que mora lá na INGLATERRA. Um gato vive em média de 12 a 18 anos, a FLOSSIE, esse é o nome dela, se fosse um ser humano teria 120 anos de idade. Diagnóstico médico: ela tem boa saúde, embora tenha certa deficiência visual e auditiva, coisa que eu também tenho. Na questão auditiva “com o ouvido que eu ouço menos atendo os credores e com o que eu ouço mais atendo os devedores” he, he, he.

• Só para descontrair, veja a foto tirada em SPERLONGA, na Itália. Vejam só onde estas cabras se meteram. Elas tem “pernas longas” mesmo. VIRGINE MARIA, diria me NONA.

• Acesso Norte, o túnel que “sangrou” os cofres públicos de maneira inconcebível. Com a chuvarada alagamento impediu até o tráfego. Faltou escoamento pluvial adequado. Façam bem feito! Exija Prefeito!

SUGESTÃO

Quem tem um resquício de sangue italiano correndo nas veias, ou, quem quer saber mais de resignação, solidariedade, amor incondicional, assista a série RECOMEÇO, é excelente. Netflix.