Dá para acreditar?
Vivemos um período inusitado nos últimos meses. Dia após dia a chamada “grande imprensa”, sejam emissoras de Rádio, de TV ou impressa martelou o povo brasileiro com as “informações sobre a corrida eleitoral nos Estados Unidos”. A eleição pode afetar o Brasil e o mundo? Sim, claro que pode, pois os EUA têm potencial econômico e, obviamente, bélico para afetar o Planeta e, quiçá, o próprio universo. Mas, convenhamos, que houve e está havendo exagero em tudo o que se tem ouvido, lido e visto e, principalmente, no que aconteceu e acontece no Brasil. Supera, no meu entender, todos os limites do “dá para acreditar”?
A vida vai continuar!
Vencesse qualquer um e, com certeza absoluta, a vida dos brasileiros não iria ou irá mudar. Dificuldades financeiras? Quando não as tivemos? Ingerência dos EUA no Brasil, sob todos os aspectos? Quando não a tivemos? Submissão de políticos brasileiros para com alguma coisa dos EUA (política ou qualquer outra), sempre foi a tônica por aqui. Mas, agora, com a definição do pleito. Donald Trump eleito, vale a pena entrar nas redes sociais e conferir as postagens. Inacreditável! Politizam até as eleições norte-americanas. O “lulismo” e o “bolsonarismo” continuam campeando soltos no Brasil, com tudo o que de pior isso pode causar ao nosso País. A nossa vida, com Trump, vai continuar, com certeza.
Mas, e a curiosidade?
Particularmente, estava curiosíssimo para ver no que iria dar o pleito nos Estados Unidos. Sim, porque no pleito anterior, que elegeu Joe Biden, a “lisura” foi questionada de forma intensa pelo então derrotado Donald Trump. Será que ele, que está sendo acusado judicialmente de haver tentado manipular, intervir no resultado de votos do estado da Georgia, iria questionar o resultado se fosse o vencedor? E as pesquisas, tão criticadas e que nos votos totais erraram dentro da margem, seriam detonadas? E o que se viu? Trump venceu, não questionou a votação e não atacou as pesquisas. E Kamala, a derrotada? Enalteceu a democracia e a lisura do pleito.
Venceu a democracia!
Enquanto isso, Kamala Harris, candidata derrotada, cumprimentou o vencedor Trump e não questionou absolutamente NADA. Aliás, suas palavras foram aquilo que se DEVERIA ESPERAR de todo e qualquer político, em qualquer lugar do mundo onde a VERDADEIRA DEMOCRACIA IMPERA: CONCILIAÇÃO E PAZ. Falou sobre trabalho unido em prol do País e de seu povo, que é quem OS PAGA regiamente para isso, antecipando a “transição presidencial” para logo. Kamala e seu partido foram vencidos, não “exterminados” por Trump que nunca pregou o “extermínio” de seus adversários políticos. Pena que os bons exemplos que vêm de lá não sejam seguidos à risca por políticos brasileiros. País “civilizado” é outro departamento, não é mesmo?
E o “Dia seguinte”?
Como era de se esperar, o tal de “mercado” – esse imenso CASSINO mundial, que chega a detonar países – mostrou sua cara no dia seguinte ao pleito norte-americano, quarta-feira, tão logo o resultado foi anunciado. Mas, achei “interessantíssimo” o que se viu na cotação do “deus” DÓLAR em vários países importantes do mundo: No Canadá o dólar SUBIU 0,7%; no Reino Unido, 1,1%; na Zona do Euro, 1,8%; no Chile, 0,7%; na Coreia do Sul, 1,5%; na Índia, 0,2%; na África do Sul, 1,4%; na Austrália, 0,9%. Mas, NO BRASIL, o dólar CAIU 1,26%. E tudo aconteceu, conforme os “especialistas” comentaram, motivado PELA ELEIÇÃO DOS EUA. Na quinta-feira, tudo mudou. Êta, “mercados volúveis” esses, não? Durmam com um barulho desses!
Reforma tributária
Nesta sexta-feira, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC/BG – promoveu, com o apoio da Apescont e Sicredi, interessantíssima palestra com Melissa Guimarães, presidente a Fundação Escola Superior de Direito Tributário e procuradora do Estado, versando sobre o tema “Impactos da Reforma Tributária para o seu Negócio”. O salão lotado ouviu Melissa e, certamente, saiu do evento preocupado. O que será que teremos que pagar com essa Reforma? Deus sabe!
E os “punidos”, hein?
Enquanto a maioria dos brasileiros está sendo ameaçada pelo “corte de gastos sociais”, eis que, no Estado do Mato Grosso do Sul, cinco desembargadores do Tribunal de Justiça são investigados por “VENDA DE SENTENÇAS”. Se forem “punidos” (por assim dizer) por tais crimes, talvez sejam “condenados” com APOSENTADORIA COMPULSÓRIA e receberão seus SALÁRIOS. E se for “crime muito sério”, pode ser que lhes aplicarão também a pena de “duas férias anuais remuneradas”. Brasil, meu Brasil brasileiro…
Últimas
Primeira: O anúncio pelo CIC/BG das diretorias da EXPOBENTO e FENAVIHO em 2025, foi marcado pela promessa de muito trabalho e a vontade de ser, mais uma vez, superados os eventos anteriores, sob todos os aspectos;
Segunda: Sob o comando de César Anderle e de Alexandre Miolo e suas equipes de trabalho, a ExpoBento/Fenavinho, marcadas para 2025, de 12 a 22 de junho, já tiveram seu início agora, com promessa de muito trabalho (que será árduo, certamente). Sucesso a todos!
Terceira: O senador Laércio Oliveira (PP-SE) abocanhou 20 mil reais a título de diárias, além de 40 mil reais em passagens aéreas. Para quê? Para “acompanhar as eleições nos EUA”. Com tão ilustre presença, não há dúvidas de que o pleito foi coroado de pleno êxito. Putz! Nossos impostos servem também para essas “coisinhas”;
Quarta: O que dizer de vereadores, falando nas câmaras municipais, sobre as eleições dos EUA? Chegam ao cúmulo de “lularizar” e “bolsonarizar” as eleições deles. Menos mal que o vereador Maurício Scalco, de Caxias do Sul, candidato a prefeito pelo Podemos, “bolsonarista de carteirinha”, superado por Adiló Didomênico, não entrou nesse barco furado;
Quinta: Pena que a postura MUNICIPAL do vereador Scalco, que sabe quais as atribuições do seu cargo, não foi seguida por todos os vereadores. Li muito a respeito. Beiram o ridículo pronunciamentos que foram feitos;
Sexta: No meio de notícias ruins sobre brigadianos assassinados, em atentados contra a sociedade gaúcha e brasileira, ainda temos boas notícias. O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves completou e comemorou SETENTA ANOS de relevantes serviços prestados. Parabéns, prezados Bombeiros! Reconhecer sua importância é o mínimo que se pode fazer. É muito bom saber que sempre poderemos contar com vocês. Que venham mais 70 anos de lutas e excelentes serviços;
Sétima: Segue as especulações sobre a permanência ou não de Renato como técnico do Grêmio em 2025. Particularmente, sem informações, mas pelo histórico os últimos seis anos, acho que teremos outro técnico. Só acho!