BOM-DIA, PREFEITO DIOGO!

Ao longo desses quase 45 anos em que ocupo este espaço nas páginas do Jornal Semanário, vários prefeitos ocuparam o Paço Municipal. Jamais, em momento algum, solicitei a qualquer um deles algum favor pessoal, por mais modesto ou insignificante que fosse e AFIRMO isso cheio de orgulho. O fato de fazer imprensa por hobby pessoal – nunca dependi dela para viver – foi o fator preponderante para manter essa equidistância com TODOS os poderes públicos. Meus posicionamentos sobre Bento Gonçalves – na maioria das vezes motivados por contatos e pedidos de leitores e munícipes – os fiz nesta página. Por isso, Prefeito Diogo, foi assim que me dirigi a V. Sa. nesta sua administração. Na maioria dos casos, porém, ao contrário de prefeitos anteriores, fui ignorado por TODA a sua administração.

BOM-DIA, PREFEITO DIOGO! II

A bem da verdade, Prefeito Diogo, devo dizer que, enquanto seu Chefe de Gabinete, João Pedrassani, esteve na prefeitura, encontrei receptividade nele para algumas reivindicações da comunidade. E, também a bem da verdade, ao contrário do que se constata em outros municípios, onde a imprensa publica reclamações ou reivindicações dos cidadãos que mandam cartas ou e-mails para as redações dos jornais, INVARIAVELMENTE, ALGUÉM ligado ao órgão público, principalmente à Prefeitura, RESPONDE ao cidadão no mesmo jornal, dando satisfação àquele que PAGA OS IMPOSTOS que ajudam a sustentar a máquina pública, que só existe para SERVIR AO CIDADÃO, ALGO que JAMAIS aconteceu em Bento Gonçalves. Afinal, o que é um mero “cidadãozinho”, né?

BOM-DIA, PREFEITO DIOGO! III

Assim sendo, Prefeito Diogo, resolvi hoje me dirigir diretamente a V. Sa. para, pelo menos, tentar apresentar algumas – são centenas, Prefeito – reivindicações de “cidadãozinho” de Bento Gonçalves. A primeira é: A POPULAÇÃO DE BENTO GONÇALVES gostaria de saber quanto é arrecadado como ILUMINAÇÃO PÚBLICA e quanto é PAGO para a RGE sob este título. Tentei duas vezes obter essa informação. Na primeira vez, na administração Pasin, a secretaria de finanças “me mandou procurar no site” e na segunda, na sua administração, sequer RESPOSTA obtive. Escrevi nessa coluna o pedido VÁRIAS VEZES, mas como, provavelmente, não passo de um “cidadãozinho”, fui solenemente ignorado. Eu e todos os que me pediram a resposta. Alguém, a Prefeitura, leu a Lei de Acesso à Informação?

BOM-DIA, PREFEITO DIOGO! IV

A segunda, Prefeito Diogo, é tão escancarada, tão flagrante que é extremamente difícil a qualquer cidadão entender o porquê de terem passado várias administrações, vários prefeitos, sem que NENHUM tenha tido o respeito de, pelo menos, dizer aos munícipes as razões da OMISSÃO da prefeitura diante do caos diário que recrudesce, dia a dia, na cidade. Refiro-me ao TRÂNSITO, Prefeito Diogo. Qualquer pessoa, de mais de 6 anos de idade, PERCEBE que Bento Gonçalves está virado num “QUEÉAQUILO” no seu sistema viário. O número de veículos cresceu geometricamente; a população, idem. Mas as ruas continuam EXATAMENTE AS MESMAS, Prefeito! É tão difícil entender que UM ESTUDO VIÁRIO AMPLO é imperioso?

O QUE ESTÁ FALTANDO?

A pergunta é pertinente, claro, pois, além de um “flagrômetro” potente, algo mais está faltando. Conhecimentos para CONTRATAR empresa especializada em ESTUDOS VIÁRIOS? Digitar no Google ajuda! Falta dinheiro? Que tal informar a população, que se vê às voltas com o caos diário, qual o destino que está sendo dado às fortunas arrecadadas pelo Município a título de IPVA e multas? Claro que, se fossem colocadas pessoas qualificadas nos cargos que exigem conhecimentos técnicos sobre o assunto, ajudaria muito a parar com intervenções PALIATIVAS e ajudaria a buscar SOLUÇÕES que um ESTUDO TÉCNICO mostraria quais são.

ILEGALIDADES SOBRAM!

O que causa espécie em Bento Gonçalves é o festival de ilegalidades que poluem a cidade toda, desde os bairros até o centro. Pelo que se constata, a administração pública e os órgãos responsáveis desconhecem completamente a legislação de trânsito que definiu TUDO sobre a instalação de quebra-molas e tachões refletivos nas ruas ou, então, comentem as ilegalidades SABENDO que estão contrariando a lei. A pergunta, então, É: por que NINGUÉM toma uma atitude para barrar essas ilegalidades fazer com que A LEI SEJA CUMPRIDA? É inacreditável que tudo isso continue ocorrendo, sob as vistas grossas dos que SÃO PAGOS por nós, povo, para CUMPRIR as leis e servirem de exemplo. Será que merecemos tudo isso?

Últimas

Primeira: Estamos em plena contagem regressiva para a realização da nossa Grande Feira, a EXPOBENTO, e a FENAVINHO. O CIC/BG, promotor de ambos os eventos, está trabalhando forte para que o sucesso de sempre seja repetido, com mais intensidade;

Segunda: A venda antecipada de ingressos para a EXPOBENTO/FENAVINHO está sendo realizada até o dia 07 de junho, em vários locais, por R$ 5,00. É bom aproveitar, porque nas bilheterias estará mais caro;

Terceira: A 31ª Expobento e a 18ª Fenavinho será realizada de 8 a 18 de junho, nos Pavilhões do Parque de Eventos. Mas, a realização de inúmeros eventos paralelos continuará envolvendo toda a comunidade, da cidade e do interior;

Quarta: Racismo? Em 2023? Cinismo? Hipocrisia? Ora, ora, QUANDO foi que o racismo não imperou no mundo? Quando foi que o racismo não imperou no Brasil, desde que Pedro Alvarez Cabral aqui aportou e já escravizou os indígenas?

Quinta: Quando foi que o racismo deixou de imperar, a partir de 1888, quando “fingiram” que a “abolição da escravatura” foi assinada?

Sexta: Quando foi que os indígenas passaram a ser respeitados como PROPRIETÁRIOS de TODAS as terras brasileiras, tomadas a fórceps pelos invasores europeus?

Sétima: É, penso que não demorará muito para que as coisas sejam colocadas nos seus devidos lugares. O Brasil e os brasileiros precisam saber, de uma vez por todas, quem é quem, o que é de quem neste País onde a história verdadeira jamais foi contada;

Oitava: Vinicius Júnior foi a mais recente vítima dos “sem noção”, dos que “se acham melhores” pela cor da pele. O Grêmio já pagou com a eliminação de competição porque alguns imbecis mostraram seu cérebro lesado. Por que TODOS os clubes não sofrem o mesmo castigo?

Nona: Já há “jênios” repassando postagens da politicanalhada brasileira dizendo que a gasolina irá aumentar 22% na semana que vem. São os mesmos que querem “liberdade de expressão” para os quais o “vale tudo” é “liberdade”;

Décima: Futebol? E dá para se falar em futebol depois do que se vê acontecendo até em países tidos como “civilizados”?