Bom-dia, prefeito Diogo
Volto a cumprimentá-lo, obviamente com um objetivo específico, como sempre faço. Tenho recebido inúmeros contatos de bento-gonçalvenses que protestam sobre o mesmo assunto: O TRÂNSITO CAÓTICO da cidade. E agora já não é mais somente na área central, mas envolve grande parte dos bairros. Claro que todas as reclamações são facilmente comprovadas, bastando um pouco de VONTADE de o fazer. E, veja bem, Prefeito Diogo, já não há mais congestionamentos apenas nos horários de picos, mas SEMPRE, em todos os horários. Por que isso ocorre? Simples, Prefeito: nos últimos 30 anos Bento Gonçalves multiplicou sabe Deus por quanto o número de veículos emplacados e circulando.
É preciso estudo técnico
Sim, Prefeito Diogo! Já não basta mais aplicar-se medidas paliativas, absolutamente inúteis, ou que em nada contribuem para a solução do caos. É imperioso que se instalem MAIS SEMÁFOROS na área central; é imperioso que se contrate empresa especializada em TRÂNSITO, que faça um amplo ESTUDO TÉCNICO, pois foram erguidos e criados muitos POLOS GERADORES DE TRÂNSITO – de pedestres e veículos – sem, escancaradamente, a existência de estudos consistentes de IMPACTO DE VIZINHANÇA; é imperioso que se AMPLIE muito a FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO, pois as infrações ocorrem em proporção geométrica, graves e gravíssimas, cometidas por condutores flagrantemente “sem noção” e com a certeza da impunidade.
Verbas existem, prefeito Diogo
Pois é, Prefeito, verbas existem, sim, e basta dar-lhe a destinação definida pelo Código de Trânsito Brasileiro, senão, vejamos: “Artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, em engenharia de tráfego, em engenharia de campo, em policiamento, em fiscalização, em renovação de frota circulante e em educação de trânsito”. O CTB é claro no tocante às multas, Prefeito Diogo. Se forem utilizadas, agora, para a instalação de semáforos, por exemplo, muitos problemas seriam solucionados.
Semáforos já!
Ouvi dizerem que os semáforos “trancam o fluxo do trânsito”. Hein? O que tranca o trânsito é a FALTA DELES ou sua má gestão. Caxias do Sul, por exemplo, tem ruas e avenidas que têm um em cada esquina, mas o PLANEJAMENTO deles cria a chamada “onda verde”, ou seja, estão SINCRONIZADOS, com tempos muito bem estudados. O que é o cruzamento da Saldanha Marinho com a Mário Mônaco? E o da Mário Mônaco com a Júlio de Castilhos? Dizer o quê da 13 de Maio com a General Osório, que existia e foi retirado por ordem de um ex-prefeito? E semáforos para pedestres? E cercas para impedir que pedestres atravessem ruas em pontos críticos, como na Saldanha Marinho com Mário Mônaco, com já existe num lado do cruzamento?
Mas não qualquer um!
Precisamos é de semáforos modernos, com tempos digitais de abertura e fechamento, como em Garibaldi, por exemplo. Não tenho dúvidas de que uma empresa especializada, que faça um ESTUDO TÉCNICO, não recomende desses modernos em vários pontos da cidade, Prefeito Diogo. E que se faça uma ampla campanha educativa para abrir os olhos, conscientizar condutores e pedestres que EDUCAÇÃO é tudo no trânsito e que cada um faça a sua parte. Acesso a estacionamentos, por exemplo, são “faixas de segurança” para veículos e eles também precisam acessar sobre a calçada, como os pedestres atravessam as ruas nas suas faixas próprias.
E, claro, fiscalização!
O festival de infrações de trânsito que se constata em Bento Gonçalves transcede todos os limites do tolerável. Uma delas, gravíssima, é constante. Falo daqueles que fazem manobras atravessando FAIXAS DUPLAS contínuas, até mesmo as com tachões refletivos. E o que dizer do desrespeito com as vagas para IDOSOS e DEFICIENTES FÍSICOS? As vagas que também estão definidas são as de: Pessoa com deficiência física; Idoso; de carga e descarga; Ambulância; Estacionamento rotativo; Estacionamento de curta duração; Viaturas policiais emblemadas. Como se vê, várias “reservadas” INEXISTEM. Das “legais”, as de idosos e deficientes são violadas constantemente. Educar? Ora, ora! Os infratores sabem muito bem disso. Multar e guinchar é preciso, inclusive em estacionamentos privados.
Até quando?
E nem falei do festival de quebra-molas totalmente ilegais que foram erguidos por toda a cidade. Incrível como podem cometer tantas irregularidades, sem que NINGUÉM conteste judicialmente os quebra-molas ILEGAIS. O CTB determina, claramente suas dimensões e até mesmo suas localizações. Raros obedecem às normas. Até quando, mesmo?
Últimas
Primeira: Meus Deus! O que dizer das monstruosidades que aconteceram no nosso Estado recentemente? Crimes horripilantes cometidos com requintes de crueldade, até contra filhos, filhas, pais e outros parentes, por motivos inacreditáveis;
Segunda: E no que se refere aos arsenais de armas e munições que foram flagrados com “gente de bem e do bem”, abrigados por CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores), clubes criados “moda diabo” a partir da liberação da compra de armas pesadas e munições, dá para se dizer o quê, mesmo?
Terceira: Continuo tendo a mesma opinião: o direito de ter uma arma EM CASA, para defesa, devidamente legalizada e FISCALIZADO seu uso por quem tem o devido preparo para a usar, principalmente PSICOLÓGICO, deve existir. O que não deveria ter sido liberado é esse festival de armas e munições EM CASA, sob o pretexto do CACs;
Quarta: Terminou ontem outro festival: o de baixarias nos horários políticos em muitos municípios, e tudo pago com o NOSSO DINHEIRO. De “gratuito” o horário político passa longe. Mas, o pior de tudo, é que teremos “muitos turnos” ainda pela frente, até 2026;
Quinta: Como será tratado o caso da morte daqueles jovens atletas, do motorista e do preparador? Será que foi “acidente”, mesmo? Ou houve negligência na manutenção o caminhão causador? Os indícios iniciais apontam a necessidade de ampla investigação, sem dúvidas;
Sexta: Hoje o Grêmio enfrentará, na ARENA DO GRÊMIO, o Atlético-GO, lanterna isolado do Brasileirão. O Atlético já levou 47 gols, em 30 jogos. Já o Grêmio levou 38, o que mostra a fragilidade do sistema defensivo de ambos;
Sétima: Considerando-se a distância enorme existente entre Grêmio e Atlético-GO como clubes e equipes, a surpresa é se chegar ao final de outubro e o Grêmio ainda não ter um time titular definido e seu técnico jamais ter repetido a escalação nesses 30 jogos;
Oitava: E a situação está assim para o Grêmio: pode obter três resultados obrigatórios, que são VENCER, VENCER ou VENCER. A CONFERIR!