AH, A INTERNET!

Quando do advento da internet, pensou-se que seria um grande passo da humanidade rumo à tecnologia que possibilitaria um melhor viver. Da internet, surgiram as redes sociais e pensou-se que a INFORMAÇÃO daria um grande passo para a união da humanidade. E o que vemos atualmente? Bem, a internet ainda não chegou ao alcance de todo o Planeta, notadamente àqueles que não dispõe de recursos financeiros para a bancar. Assim, como tudo na face da Terra, há que se ter DINHEIRO para usufruir da internet. Mas, a internet é, realmente, útil à humanidade? Depende de quem a usa e para quê.

FACILITOU A INFORMAÇÃO?

Pois é, a internet gerou mais coisas que PODERIAM ser bens para a humanidade. As redes sociais, por exemplo. Elas poderiam ser o grande elemento de união das pessoas em toda a Terra. Mas, o que se vê? A facilidade da internet deu, a TODOS os que podem dispor da internet, a agilidade da informação. Há não muito tempo, as noticias chegavam às pessoas de acordo com a distância. As novelas de televisão, por exemplo, tinham seus capítulos levados ao ar no Rio Grande do Sul – não a TODO, claro – com uma semana de atraso em relação ao Rio de Janeiro, sede da emissora.

Agora, com a internet e redes sociais, as informações mundiais são recebidas “on line”. Sim, as redes sociais facilitaram, certamente.

MAS…

Há que se analisar se essas “facilidades” vieram para o a bem ou para o mal. Aí depende de QUEM as usam. Com as redes sociais chegaram as FAKE NEWS – notícias falsas – e foi por ATACADO. Hoje se veem notícias falsas nas redes sociais em proporções assustadoras. Mais assustador ainda é a facilidade com que as pessoas ACREDITAM nelas e as repassam SEM a menor preocupação em CHECAR as informações, desde que sejam de seu INTERESSE. Se “fechar” com suas ideias, mesmo obtusas, são repassadas imediatamente e tidas como “verdades axiomáticas”. E não são só pessoas pouco dotadas de cultura e acesso a TODOS os meios de informações. Gente “de bem” e “do bem” também repassam FAKE NEWS sem sequer PENSAR em checá-las.

FAZER O QUÊ?

Bem, aí depende da cultura, inteligência e caráter de cada um. Quando a pessoa recebe a “notícia”, pode dispor de uma infinidade de maneiras de CONFERIR a veracidade daquilo que recebe. Se checar e for verdadeira, dependendo do conteúdo, repassá-la pode ser até um DEVER, um direito e uma forma de colaborar com a divulgação da VERDADE. Tenho recebido grande quantidade de textos e vídeos que não resistem até mesmo à mais simples checagem, que é o próprio conhecimento. E se envolve POLÍTICA, bem, aí o furo é mais embaixo, pois 90% são FAKES, produzidas nos porões imundos da politicanalhada e regiamente remuneradas para serem disseminadas. E os “inocentes úteis” as repassam, não se importando em “pagar micos” homéricos. Fazer o quê? Simples: NÃO REPASSAR SEM CONFERIR!

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Ministros do TSE viraram alvo de ataques inconsequentes e impensados porque afirmaram que combaterão, juntamente com outros setores de justiça brasileira, as FAKE NEWS que, obviamente, certamente, se proliferarão neste ano eleitoral. Mentiras, difamações, injúrias, agressões e calúnias campearam em grande quantidade nas eleições recentes e o TSE tem OBRIGAÇÃO de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que tenhamos eleições honestas. Não é possível se imaginar que haja um único brasileiro que não queira eleições limpas, honestas, sem fake news tentando destruir a imagem de adversários. O que os brasileiros verdadeiramente “de bem” e “do bem” esperam é que o TSE, a justiça e as forças armadas (cumprindo exclusivamente o seu papel constitucional, nada mais) garantam ao Brasil ao menos isso.

O PEDAGIAMENTO

Recebi contato do meu amigo Elton Paulo Gialdi, empresário do ramo dos transportes, que acumula, a partir deste ano, mais um cargo de grande representatividade regional. Ele é presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e vice-presidente da Regional Serra da Federasul irá comandar, no biênio 2021-2022, a Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra). Pois o Elton me afirmou que “NÃO existem intenções de se instalar uma praça de pedágio entre Bento e Carlos Barbosa”. A imprensa noticiou fartamente isso, mas a negativa do Elton deve ser considerada. Pesquisei e não vi nada concreto sobre essa praça. Restou a minha dúvida e de muitos: Por que, então, insistem tanto na REESTADUALIZAÇÃO desses 13 km? A conferir!

ÚLTIMAS

Primeira: Estamos em pleno carnaval no Brasil. Explodem “pontos facultativos” e “feriados fakes”. Mas, será que ninguém irá questionar: “A quem esses feriados fakes beneficiam? Será a maioria? Ou ela é quem será a prejudicada?”

Segunda: Enquanto isso, a arrecadação tributária do Brasil bate recordes atrás de recordes. A economia está bombando? Não, obviamente. O que está “bombando”, mesmo, são os preços sobre os quais incidem os impostos. Elementar: se a base cresce, o imposto acompanha. Simples, não?

Terceira: Quem precisa “medir” o dinheiro que gasta porque o salário que recebe é mais “medido” ainda, sabe bem o que está acontecendo com os preços no Brasil. De um dia para outro um produto básico chega a ter aumento de 30, 40%;

Quarta: E algumas estatais, como a Petrobrás, por exemplo, anunciam LUCRO de 106 BILHÕES DE REAIS. Bem, até o Papa, se presidisse a empresa, com os preços catapultados aos preços atuais, apresentaria lucros nesse patamar;

Quinta: Quem está rindo à toa com o LUCRO DA PETROBRÁS são ACIONISTAS (sócios), sendo mais de 40% estrangeiros (é, acredite!) que receberão 101 BILHÕES DE REAIS de dividendos (lucros distribuídos). Os estrangeiros receberão 27 BILHÕES;

Sexta: Obviamente, quem PAGA esse lucro todo é o povo brasileiro. O preço dos combustíveis seguem o preço do petróleo mundial e o dólar. As empresas “normais” fazem seus preços baseadas no SEU CUSTO de produção. A Petrobrás deve ter dispensado seu “departamento de custos”, né?

Sétima: E como eu escrevi aqui várias vezes, o ICMS baixando seu percentual não significa que OS PREÇOS baixarão. No Estado baixou de 30% para 25% sobre combustíveis e 1% em todos os demais produtos. Baixou o quê, mesmo?

Oitava: E o dólar tem baixado (antes da guerra na Ucrânia) e há quem queira contabilizar politicamente essa baixa. Ocorre que os juros da Taxa Selic chegaram a 10,75% e atraiu investidores estrangeiros com seus dólares para aplicar aqui, onde ganham mais. Mérito de quem aumentou a Taxa Selic?

Nona: Hoje, às 19 h, no Beira-Rio, teremos grenal pelo ruralito. O favoritismo é, sem dúvidas, do time da série A contra o da B. É um jogo desigual, entre times de nível diferente. A Federação Gaúcha deveria dar vitória por WO ao da A.