Como saber?

Já se comenta muito sobre as tais de “emendas parlamentares” – e têm várias delas, inclusive “secretas” – e como possam ter influenciado no resultado das eleições municipais, do Oiapoque ao Chuí. Dezenas de deputados e senadores concorreram ao cargo de prefeito em seus municípios de origem. É sabido por todos que muitas dessas emendas – até por pix – saem de Brasília e não se sabe o destino delas e muito menos ONDE e COMO são aplicados os milhões delas. Interessante é que o STF aponta essas grosseiras irregularidades e há quem o “acuse” de “interferência” em outro poder. Mas, QUEM mais poderia cobrar essas excrescências, senão o Poder Judiciário?

Pagar pedágio tem mais prazo

A mudança, que amplia de 15 para 30 dias o prazo para pagar a tarifa, foi publicada no Diário Oficial da União, mediante a aprovação da resolução 1013/2024, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O fantástico volume de multas por falta de pagamento por parte dos usuários, no sistema free flow, fez com que o Contran tomasse essa medida. A multa, de R$ 195,23, além dos cinco pontos no prontuário do infrator, é significativa e, certamente, os usuários não deixam de pagar o pedágio “a propósito”. Até por distração o não pagamento, em tempo hábil, para quem não tem a TAG com código de barras, pode acontecer.

E ainda assim…

Como o pedágio é obrigatório, goste ou não dele, o melhor é estar prevenido. Mas, a prevenção terá que ser acompanhada por checagem para conferir se o pagamento foi feito. Eu tenho três sistemas (sem mensalidades) para não correr riscos e isso até desconto no pedágio se obtém. A leitura da passagem pelo pedágio free flow se dá pela leitura do código da TAG no para-brisa. Se o sistema não captar a TAG, a placa do veiculo é o meio que o sistema capta. Por isso, o melhor é conferir sempre. Passou por pontos pedagiados, chegar em casa e conferir pelos aplicativos adequados. R$ 195,23 é um bom dinheiro para se economizar, não? E agora, com o prazo de 30 dias, o prazo é mais que suficiente para se conferir se o pagamento foi feito.

Será verdade?

Não há um brasileiro que se interesse um mínimo que seja pelo que acontece no Brasil que não tenha ouvido, dezenas, centenas, milhares de vezes que “o dinheiro público, dos nossos impostos, é mal gasto”. Só que os que criticam esses gastos NUNCA dizem QUAIS GASTOS têm que ser contidos, controlados, eliminados. Nunca ouvi nada a respeito. Alguém ouviu? Mas, eis que esta semana, a ministra Simone Tebet apontou um imenso ralo do dinheiro público, o “dinheiro mal gasto”. Disse ela que os “super salários” – assim considerados aqueles que são superiores aos salários nominais dos ministros do STF – “São ilegais, inconstitucionais e imorais”.

Interessante, não?

Pois é, se a Constituição brasileira determina que o maior salário deve ser o dos ministros do STF, por que não é obedecido? QUEM deve fazer com que seja obedecido? Afinal, para que servem os parlamentos, senão para LEGISLAR e FISCALIZAR as gestões públicas – TODAS – em nome dos que elegem os parlamentos, ou seja, o POVO BRASILEIRO? Será que o “espírito de corpo” (por assim dizer) faz com que muitos legisladores e muitos daqueles que TÊM o dever constitucional de APLICAR e FISCALIZAR o cumprimento da Constituição se OMITAM, até mesmo em benefício próprio? Há quem afirme, categoricamente, que esse é o “furo da bala”.

Mais interessante ainda…

Sim, destaque-se o fato de muitos daqueles que têm a OBRIGAÇÃO de fazer com que a Constituição e as leis sejam cumpridas, são exatamente os que usufruem da inconstitucionalidade, da ilegalidade e da imoralidade de gastos aos quais a ministra Simone Tebet se referiu. E muitos daqueles que criticam os “maus gastos” são exatamente os que são responsáveis diretos por eles. E os que criticam veementemente gastos com a saúde, previdência (INSS, claro!), Bolsa Família e outros gastos sociais, são os que SE OMITEM, não criticando os absurdos gastos ILEGAIS e INCONSTITUCIONAIS, escancaradamente IMORAIS. Pode isso, Arnaldo?

Dia do médico!

Ontem comemoramos o DIA O MÉDICO! Dia daqueles a quem confiamos nossa saúde, nossas vidas. Dizer o que a eles? Agradecer simplesmente? Não, seria pouco para o muito que eles representam para todos nós. Mas, na impossibilidade de abraçar a cada um de você, médicos, a Coluna faz o mais simples: AGRADECER A TODOS E ENVIAR UM FRATERNAL ABRAÇO, felicitando-os pelo seu dia que, a rigor, são TODOS OS DIAS.

Últimas

Primeira: CDL de Porto Alegre apontou a redução de 41% na venda de comércios e que somente 17% deles tiveram crescimento neste Dia da Criança. Será que é muito difícil descobrir o porquê isso aconteceu? Será?

Segunda: O celular nas escolas é alvo de projetos de lei que devem restringir seu uso. Pois a Irmã Isaura Paviani, diretora do Colégio Medianeira, disse que já está restrita essa prática. E de forma simples: os alunos, ao entrarem na sala de aula, deixam seus celulares numa caixa criada especialmente para isso e é fechada depois;

Terceira: Caso o professor queira ministrar aula em que a pesquisa possa ser feita nos celulares, o aparelho é liberado por esse período. E sem a necessidade de “lei” para isso, apenas NORMAS da Escola. E tudo com o apoio dos pais. Simples, não?

Quarta: A propósito, há quem diga que o dia 18 de outubro foi definido como “O DIA DO MÉDICO” porque nessa data a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que, em vida, foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos;

Quinta: Quem viu, leu ou ouviu palavras de JOSÉ LUTZENBERGER, o maior ecologista brasileiro, já falecido, sabe bem o quanto de razão ele tinha. Mas, os “destruidores da natureza” o cognominaram de “profeta do apocalipse”. Será que, depois de tudo o que se tem visto, esses negacionistas já pediram desculpas ao Lutzenberger?

Sexta: Hoje é DIA DE GRENAL e, claro, para milhões de pessoas, nada mais importa. Já vivi muitos grenais, por rádio, por TV e nos estádios. Afirmo que nada supera assistir a um Grenal no estádio, onde se vive o antes, o clima do durante e a alegria ou tristeza do depois;

Sétima: Hoje, às 16 h, no Beira-Rio, o maior clássico do futebol mundial iniciará com os gremistas – os que acompanham o futebol de perto, inclusive do rival – sabendo que o favoritaço é, sem dúvidas, o Inter;

Oitava: Para diminuir esse favoritismo colorado, o Reinato terá uma medida a tomar: neutralizar Alan Patrick, que foi o responsável maior pelas três últimas derrotas em grenais, sofridas pelo Grêmio. Se não colocar Dodi marcando, corpo-a-corpo, durante os 100 minutos do jogo, o Alan Patrick, o Grêmio será derrotado. Me cobrem depois.