É TEMPO DE IPTU
Nesta segunda-feira, dia 17, vencerá o boleto para pagamento do IPTU, aproveitando-se o “desconto” máximo oferecido pela Prefeitura. Para obter esse boleto, acesse o portal da prefeitura na internet e siga os passos para poder imprimi-lo. Claro que para os que, como eu, são um tanto “burros” para lidar com a informática, o ideal é comparecer hoje, sábado 15, na Secretaria da Fazenda, na avenida Osvaldo Aranha, e buscar “na fonte” o boleto. E você tem o direito de se questionar: por que aumentou tanto. E, claro, ficará sem resposta aceitável, por um motivo básico: a taxa de coleta de lixo é uma paulada bem maior do que o IPTU. Sobre essa taxa e a da iluminação pública buscarei maiores informações e as divulgarei aqui, na coluna.
ALIÁS…
Pois é, pensei que somente eu questionava o porquê de, mesmo depois de pagar horrores de impostos, taxas, contribuições, tarifas para poder comprar a residência, escriturá-la e matriculá-la, tudo para poder chama-la de “minha”, se começa a pagar Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana, pelo resto da vida e seus herdeiros, idem. Vale o mesmo para quem compra veículos. Pior, há algum tempo inventaram mais um imposto para nos ferrar até DEPOIS DE MORTOS. É o IMPOSTO PÓS-MORTE, que deve ser pago por aqueles que tiveram o privilégio de adquirir uma sepultura. Ironicamente é chamado de Imposto dos Defuntos. Mas, fiquemos tranquilos. Por enquanto, não surgiu uma mente iluminada para nos aplicar Imposto por Respirar. Oremos!
O CLIMA! AH, O CLIMA!
Nos últimos dias, a cidade de São Paulo sofreu muito com o rigor do clima. Tempestades, chuva e vento causaram um caos inacreditável na capital. Só numa dessas tempestades, mais de 330 árvores foram derrubadas pelo vento, causando inúmeros transtornos, inclusive uma delas, caindo sobre um táxi, matou o motorista. Claro que as “opiniões abalizadas”, postadas em redes sociais, já apontaram a “melhor solução”: erradicar as árvores. Seria algo como “acabar com os veículos, já que também matam pessoas”. Obviamente, não é esse o caminho, mas o oposto, que é plantar mais árvores e TER EQUIPE ESPECIALIZADA para cuidar delas, diariamente, acompanhando-as de maneira a evitar que causem danos ao invés de nos proporcionar o oxigênio necessário para nossas vidas. Simples assim! Afinal, pagamos impostos, não?
DEFESA LEGÍTIMA
A Constituição e as leis brasileiras concedem a todos o direito à ampla defesa, o que é muito bom. Mas, não há como deixar de manifestar admiração pela atuação de alguns advogados que trabalham do Oiapoque ao Chuí. Não é raro um crime ser cometido por alguém, sendo filmado, testemunhado presencialmente, documentado, com áudio e o advogado de defesa do “suspeito” (por mais claro que tenha sido o flagrante é apenas “suspeito”) afirma, com todas as letras, que o seu cliente é “inocente” e que “isso será mostrado no processo”. Tem que se admirar o trabalho de um advogado desses, não? Defender o indefensável é tarefa que poucos conseguem.
OPORTUNIDADES PERDIDAS
Não há como negar que muitos políticos perdem ótimas, extraordinárias oportunidades de ficarem de boca fechada. Bolsonaro e Lula são experts em falar demais, notadamente quando o fazem de improviso. Mas, quando um indivíduo usa de meios de comunicação, regulares (imprensa) ou redes sociais, para vomitar toda a sua estupidez, proferindo ofensas do mais baixo calão e, pior, é detentor de cargo público para o qual foi eleito, estamos diante de merecedor de forte punição. Muito pior ainda é quando fala merdas e se julga no direito de se defender falando em “liberdade de expressão”. Quem acompanha FATOS divulgados, mostrados, provados, escancarados, sabe bem do quê e de quem estou comentando.
SEM IMPOSTOS?
O Governo Federal retirou os impostos sobre a importação de importantes itens de alimentação, cujos preços dispararam no Brasil, em razão do clima e “outras coisinhas mais”. Da mesma forma, zerou o imposto federal sobre produtos da cesta básica, pretendendo proporciona melhores condições para compra às classes mais pobres da população. E pediu para que governadores façam o mesmo com o ICMS. Pois afirmo aqui, com todas as letras: DUVIDO que baixem os preços, senão em função da MAIOR OFERTA de produtos ou da sazonalidade. Quando qualquer governo reduz ou zera impostos federais ou estaduais, surge a oportunidade para que o “ixpertus” façam “recomposição de margens de lucro”. Se me provarem o contrário, reconsiderarei aqui, na coluna, minha posição.
ÚLTIMAS
Primeira: Que tal a inflação de fevereiro, 1,31%? Com isso, o IPCA (inflação considerada “oficial”) chegou, em 12 meses, a 5,06%. Sabem quem “amou de paixão” isso? Os rentistas do Brasil e do exterior, pois assim o Banco Central justificará o aumento de 1% OU MAIS, na taxa SELIC. Pouco bom pra eles? Segunda: E com a SELIC no patamar de 13,25% a.a., podendo ser catapultada para 14,25% a.a. pelo Banco Central, o Brasil, que já é O CAMPEÃO MUNDIAL DE JUROS ALTOS, conseguirá permanecer como tal e atrair investidores do mundo todo; Terceira: Com isso, o povo brasileiro pagará bem mais de UM TRILHÃO DE JUROS no ano para os felizes investidores e os “jênios” da economia nacional seguirão afirmando, categoricamente, que o “governo gasta mal”, mas “apoiando” a brutal taxa SELIC. Mas, como não entendo nada de economia, deixarei análises mais profundas com os “entendidos”; Quarta: Recebi vários contatos de pessoas reclamando sobre as bostas de cachorros. Até a menos culta das pessoas que os têm sabem que a EDUCAÇÃO e a lógica dizem para que recolham o que seus cães defecam; Quinta: E não é só nas calçadas que a “jenialidade” de mal-educados deixa resíduos de seus cães. Deixam também nos jardins e gramados que encontram nos seus passeios. Me pediram que eu escrevesse na coluna no sentido da prefeitura colocar cartazes ou placas pedindo que recolham. Putz! Precisa pedir? Precisa a prefeitura intervir? Sexta: Nesta segunda-feira, dia 17, o prefeito Diogo Siqueira estará no CIC/BG, abrindo o ciclo de palestras, com o tema “Bento em Ordem”. A palestra-jantar será às 19 h, no Salão de Atos do CIC. Certamente, o Prefeito Diogo terá muito para falar. Imperdível! Sétima: E deu a lógica. O Inter venceu o Grêmio por 2 x 0, sobrando em campo. Claro que as contratações tardias do Grêmio não puderam acrescentar muito. O técnico Quinteros e qualquer um que entenda um pouco de futebol sabe que não se faz um TIME em alguns dias. O plantel é bom e Quinteros deverá estruturá-lo como TIME até o final março, para o Brasileirão; Oitava: Então, amigos gremistas, tenhamos paciência. Por hora, só nos resta cumprimentar os colorados por estarem numa final do Ruralito depois de quatro anos e por o conquistarem (alguém acredita em milagres? Eu não!), sabendo-se que os próprios colorados não consideram o Ruralito um “título”.