CHEGAREMOS LÁ?
Assisti reportagem em TV que me chamou a atenção. Claro que se sabe bem que os japoneses são povo de cultura muito acima da média mundial, mas o que assisti foi surpreendente. A reportagem mostrou a apresentadora Luciana Gimenez passeando no Japão e falando sobre sua gente. E ela comentou sobre a famosa educação e “limpeza” dos nipônicos. E resolveu testar a fama deles, tirando os sapatos e caminhando, só com meias brancas nos pés, querendo ver se as ruas a calçadas eram, mesmo, limpas. Concluída a caminhada, mostrou os pés para a câmera e para “zero” surpresa de quem conhece aquela gente, as meias ESTAVAM LIMPAS como antes da caminhada.
DUVIDO, NOS PRÓXIMOS SÉCULOS!!!
Mas, o teste não ficou restrito a Luciana Gimenez. A repórter abordou duas moças japonesas que passavam, falou com elas e lhes pediu para fazer o mesmo teste. E elas fizeram! O resultado foi exatamente o mesmo: meias LIMPINHAS ao final do passeio das japonesas. E elas disseram que aprenderam desde crianças que deveriam LEVAR O LIXO QUE GERAVAM para casa, onde é descartado adequadamente (inclusive bitucas de cigarros, vejam bem!). E me perguntei: Será que, um dia, chegaremos a esse patamar de cultura, educação e respeito para com as outras pessoas? Lembrei, como exemplo, a calçada da frente do Shopping Bento, um verdadeiro depósito de bitucas de cigarros e lixo, jogados pelos “sem noção”. E conclui que, talvez em MIL ANOS, os brasileiros poderão chegar a se igualar aos japoneses.
BELO EXEMPLO!
O que o mundo assistiu há poucos dias no Congresso Nacional, protagonizado por parlamentares que representam boa parcela do povo, foi uma demonstração do quanto o Brasil “precisa”, MESMO, de mais DEZOITO DEPUTADOS. Ficou claro que nossos “mui leais e valorosos” representantes são, REALMENTE, “representantes”. Só resta saber, agora, duas coisas: de QUEM eles são representantes e QUAL será a punição que lhes será aplicada pelos atos tresloucados. Ou será que a velha máxima que caracteriza muitos políticos, a “lobo não come lobo”, prevalecerá? Sim, claro, sei perfeitamente que há quem APROVOU tais atitudes. Mas, já faz algum tempo em que nada mais pode surpreender a quem acompanha o mundo da política e dos políticos. Resta separar o joio do trigo…
O ROMBO DOS APOSENTADOS
A cada dia a incredulidade toma conta das pessoas, mesmo as de mediana inteligência. Milhões de aposentados tiveram seus salários corroídos por descontos indevidos. Num momento em que golpistas, estelionatários, ladrões, corruptos, etc., campeiam soltos Brasil afora, mais esse “assalto” não pode surpreender. Mas, obviamente, deve causar surpresa, indignação e protestos o fato do Governo Federal, a policia federal e o ministério público ainda não terem relatado o que está sendo feito para retomar os valores descontados, indevidamente, por verdadeiras quadrilhas, com a conivência de funcionários do INSS. Mais uma vez, a população pagará a conta dessa roubalheira. Pior ainda é se ver que buscam culpados na presidência da República de algo iniciado em 2017. Mas, não foi a primeira vez!
O ROUBO DA JORGINA!
É bom lembrar algumas coisas. Em 1992, JORGINA DE FREITAS, ex-advogada e procuradora previdenciária foi condenada por organizar um esquema de desvio de verbas de aposentadorias estimado US$ 500 milhões (2 bilhões de reais, aproximadamente), segundo a Procuradoria-Geral do INSS. Jorgina fugiu para a Costa Rica, mas, em 1997, foi extraditada e encarcerada para cumprir a pena de 14 anos que lhe foi aplicada. Em 2010, com alvará de soltura, passou a ser livre. Foi condenada também a devolver 200 milhões de reais. Jorgina faleceu em razão de acidente de carro em 2022. Como se vê, ela pagou (será que pagou mesmo?) 10% do que desviou. E, certamente, não roubou sozinha. Funcionários, como sempre, a ajudaram. Agora teremos que pagar mais uma conta? Com os culpados leves, livres e soltos? Será?
ELES SÃO ENGRAÇADOS…
Muito interessante se ler opiniões “abalizadas” de economistas e experts em “soluções para o Brasil”. Todos, literalmente TODOS, afirmam, categoricamente, que “o governo precisa controlar os gastos”, “gastar menos e melhor” e mais coisinhas do gênero, SEM, contudo, apontar COMO e ONDE os governos podem “gastar menos melhor”. Nenhum desses “jênios” têm a solução, apenas tergiversam sobre o problema, querendo “fazer média” com os menos esclarecidos, claro. Nenhum fala em REFORMA ADMINISTRATIVA, por exemplo, bem como “isenções”, “reduções tributárias”, “benefícios” a quem não precisa, SONEGAÇÃO (até 14.08 estava em 352 BILHÕES DE REAIS) de impostos, etc., etc., etc. Seriam opiniões político-partidárias, apenas? Ora, ora…Imagina!!
ÚLTIMAS
Primeira: Seguem os conflitos na frente da igreja de Santo Antônio. Inacreditável que aquela coisa, denominada de “sistema semafórico” pelos “entendidos”, continue como está. Prefeito Diogo, dê um pouco do seu tempo e fique no local, em variados horários. Se depois não mandar dar um jeito naquilo, não comentarei mais; Segunda: E há outros pontos de verdadeiros “nós górdios” no trânsito de Bento. O que surpreende é que os anos passam o os problemas seguem sem solução ou sequer tentativas para solucionar; Terceira: Talvez, se desengavetarem o Estudo Técnico que já foi feito e for revisado por quem ENTENDE, obviamente, possamos amenizar o caos diário do trânsito bento-gonçalvense; Quarta: Será que o exemplo de Caxias do Sul, que colocou em funcionamento muitos pardais, terá, pelo menos, análise em Bento? Quem sabe, ao invés dos quebra-molas ILEGAIS, sejam colocados pardais, hein? Meu amigo Dorvalino Lovera entende, como eu e muitos, que um pardal puniria os irresponsáveis da velocidade, não a todos, como o quebra-molas. Que tal, Prefeito Diogo? Quinta: Será que veremos movimento de deputados estaduais e vereadores querendo “isonomia”, pedindo inclusão na “exigência” de deputados federais para que a polícia e a justiça tenha que pedir autorização de vocês mesmos para os investigar e processar por crimes que cometem? Só faltaria isso pra fechar o circo, não? Sexta: O que se pode entender sobre pessoas que aplaudem o deputado que se exilou nos Estados Unidos e passa o tempo conspirando contra o Brasil, nossa economia e nossa soberania? Quem acha isso o fim da picada pode ser acusado de “petista”? Se sim, eu e milhões de brasileiros, empregados e empresários, somos “petistas”; Sétima: E o Grêmio segue sua sina. Entra técnico, sai técnico e suas respectivas “comissões técnicas”, bem como diretorias e o problema crasso desde 2018, o meio de campo do time, segue sem soluções. Os “entendidos” ainda não entenderam que é nesse setor que se ganha ou perde jogos? Oitava: Enquanto isso, o Inter, bem estruturado, segue “postulando” os títulos da Libertadores e do Brasileirão. A nós, gremistas, só resta secar. É o que estamos fazendo.