Com o retorno das aulas na rede municipal de ensino na próxima segunda-feira (17), a Secretaria de Segurança (Semseg), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), iniciou nesta semana a operação Volta às Aulas. A ação seguirá até o final de fevereiro, com o objetivo de conscientizar condutores, pais e estudantes sobre a importância de um trânsito mais seguro nos arredores das escolas.
Ao longo do período, serão realizadas 30 ações educativas, promovendo um trabalho de orientação sobre boas práticas no trânsito. As atividades são conduzidas pelos agentes Luciana Soccol e Rafael Faccin, do setor de Educação para o Trânsito, que abordarão temas como: Embarque e desembarque seguro dos alunos; Respeito à proibição de parar em fila dupla; Travessia segura e uso da faixa de pedestres; Uso adequado de dispositivos de retenção no transporte infantil.
A agente de trânsito Luciana Soccol reforça a importância da iniciativa. “Esse é um trabalho primordial para o início do ano letivo, pois reforçamos orientações essenciais para manter um trânsito seguro nos arredores das escolas, garantindo que pais, alunos e professores tenham um retorno mais seguro, respeitando sempre as sinalizações”, destaca.
O secretário de Segurança, Coronel Sandro Gonçalves da Silva, também enfatiza a relevância da campanha. “O objetivo é chamar a atenção das pessoas para a importância de atitudes responsáveis e do cumprimento das leis de trânsito. Assim, garantimos que todos possam se deslocar com segurança, evitando acidentes e tornando o trânsito mais seguro para todos”, afirma.
Na próxima semana, os agentes realizarão a distribuição de materiais educativos nas proximidades das escolas Princesa Isabel, Colégio Medianeira e Alfredo Aveline, reforçando as orientações e contribuindo para um trânsito mais seguro na cidade.