Na manhã desta quarta-feira, 23, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão para uma mulher, 33 anos, com antecedentes por tráfico de drogas em Bento Gonçalves. Ela estava cumprindo prisão domiciliar no momento, na rua Fernando Callegari, no bairro Progresso.
A ação da instituição de segurança foi realizada pela Polícia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DPHPP) de São Leopoldo que prendeu a mulher com suspeitas de estar envolvida com facção criminosa de outro estado.
Operação The Mule
O aprisionamento da mulher veio da operação The Mule da Polícia Civil, que está trabalhando com mais de 40 policiais em cumprimento de quatro mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão em municípios como Praia Grande, no estado de São Paulo, Bento Gonçalves, Gravataí e São Leopoldo, sendo esses últimos três no Rio Grande do Sul.
A The Mule foi instaurada a partir de um delito em São Leopoldo, que expôs uma facção criminosa à nível nacional. O incidente original data de 18 de dezembro de 2021, quando um casal sofreu um atentado, em que a mulher faleceu e o homem sobreviveu. Em investigação policial, foi descoberto que o sobrevivente era, na verdade, uma “mula de carga” de um grupo criminoso, ao qual tinha se desentendido.
A Polícia Civil teve conhecimento de que a organização criminosa em questão é do estado de São Paulo, e atua com distribuição de drogas para facções do Rio Grande do Sul. Os responsáveis pelo atendado ao casal já estão presos e o restante da operação, que aconteceu nesta quarta, visava prender outros envolvidos com a distribuição de entorpecentes entre terras paulistas e gaúchas.