A Operação Nacional Proteção Integral III, deflagrada nesta quarta-feira (8) em todo o país, teve como foco identificar e prender autores de crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes praticados pela internet. No Rio Grande do Sul, a ação foi executada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, resultando no cumprimento de três mandados judiciais e em duas prisões em flagrante.
A operação foi coordenada nacionalmente pela Polícia Federal e, no Estado, conduzida pela Divisão Especial da Criança e do Adolescente (DECA), vinculada ao Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV). Também contou com apoio do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e da Polícia Civil do Distrito Federal.
Em Novo Hamburgo, um homem de 40 anos foi preso em flagrante por armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. Em Caxias do Sul, foi cumprido mandado de busca e apreensão, com apreensão de dispositivos eletrônicos. A investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente resultou ainda na prisão de um homem no Distrito Federal, em ação conjunta com a PCDF.
Ao todo, a operação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis em 16 estados, com 49 prisões em flagrante, duas apreensões de adolescentes e o resgate de duas vítimas.
Segundo o delegado Raul Vier, a integração entre as forças de segurança é fundamental no enfrentamento desse tipo de crime, que muitas vezes ultrapassa fronteiras. A Polícia Civil reforça a importância de denúncias anônimas pelos canais oficiais.
Foto: PC / Divulgação