Uma onda de forte calor deve atingir o Rio Grande do Sul até a sexta-feira, 15, conforme informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta laranja para a situação. De acordo com o órgão, a previsão é de que as temperaturas fiquem até 5ºc acima da média para este período do ano. Outro aviso importante é relativo à umidade do ar, que pode ficar abaixo dos índices considerados mínimos para o ser humano.
O alerta sobre a situação teve início às 14h desta segunda-feira, 11.As principais regiões que devem ser afetadas com o calor são a Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Região Central, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Rio dos Sinos, Noroeste, parte da Serra e parte do Sul.
A situação é decorrente de uma massa de ar seco que segue atuando pelo Sul do país, impedindo que frentes frias e avancem sobre o território. Em decorrência disso, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% nas regiões afetadas pela onda de calor.
Em Bento Gonçalves, as máximas registradas nessa segunda-feira chegaram a 31ºC. Para a terça-feira, 12, a previsão na Capital Nacional do Vinho é de que os termômetros fiquem entre 17ºC e 32ºC. Não há previsão de chuva.
Já a quarta-feira, 13, será marcada pelo sol e nuvens. Pode chover até o fim do dia no extremo Sul, na área do Chuí e Santa Vitória do Palmar. O calor ganha ainda mais força e a tarde será excessivamente quente para março. As máximas atingem de 35ºC a 38ºC em diversas localidades gaúchas, notadamente do Oeste e do centro do estado. Bento Gonçalves deve chegar aos 33ºC.