No o sábado 1º de abril, a Secretaria de Saúde (SMS), através do setor de Saúde Bucal, realiza a Oficina de Mastigação na Páscoa. A atividade ocorre das 9h às 12h, na Via del Vino e contará com distribuição de escovas de dente para as crianças que participarem da oficina. Na oportunidade, os profissionais abordarão temas como incentivo a mastigação de alimentos duros, secos e fibrosos.
Conforme a coordenadora do Setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, atualmente 54% das crianças aos cinco anos apresentam problemas dentários por falta de crescimento adequado. “É importante aproveitar todas as oportunidades para promover saúde bucal infantil. Neste sábado, além de reforçar a necessidade de higiene dentária diária, estaremos chamando a atenção dos pais para o papel da mastigação vigorosa no crescimento dos ossos da face. Atualmente temos 54% das crianças aos cinco anos apresentando problemas dentários por falta de crescimento adequado”.
Ainda de acordo com Giovana, o problema é recorrente em “crianças que mastigam pouco, por desenvolver pouco e tem maior probabilidade de falta de espaço para acomodar os dentes permanentes. Criança que respira pelo nariz, que mamou no peito, que não usou chupeta e, tem uma alimentação saudável, consumindo alimentos duros, secos ou fibrosos (legumes crus, espiga de milho, coco, caqui, carne vermelha, castanhas), exige muito da musculatura mastigatória, responsável pelo crescimento necessário para acomodar os dentes permanentes”.