Quatro pontes nos distritos de Faria Lemos e Vale dos Vinhedos estão sendo reconstruídas após danos causados pelas chuvas fortes de maio
Mais de seis meses após as fortes chuvas que atingiram Bento Gonçalves, a reconstrução das pontes danificadas nos distritos de Faria Lemos e Vale dos Vinhedos segue em ritmo acelerado. As obras, que somam um investimento de mais de R$ 8,1 milhões, têm previsão de conclusão para o início de 2025, segundo a Prefeitura Municipal. Elas irão garantir maior segurança e fluidez ao tráfego nas áreas afetadas, além de serem fundamentais para o escoamento da produção agrícola e o turismo na região.
As quatro pontes em reconstrução estão localizadas em pontos estratégicos, que conectam importantes áreas da zona rural do município. As obras incluem a construção de novas estruturas de concreto armado, mais robustas e adequadas para suportar o intenso tráfego da região. A obra mais significativa é a ponte entre Faria Lemos e Vale Aurora, que contará com pista dupla, aumentando a segurança e melhorando a mobilidade no local.
Conforme a prefeitura, todas as estruturas estão sendo construídas em concreto armado, garantindo maior durabilidade e resistência para suportar as condições climáticas da região e o tráfego intenso, especialmente durante a safra da uva.
Conforme o prefeito Diogo Siqueira, o Poder Público tem se dedicado a intensificar os trabalhos de recuperação da infraestrutura do município, com foco na reestruturação das vias rurais e na construção de pontes mais robustas. O objetivo é garantir uma logística eficiente, essencial para o escoamento da produção agrícola e o bem-estar da população. “Esse é o trabalho de reconstrução que estamos fazendo. Já abrimos muitas estradas do interior e vamos ter também pontes mais robustas, facilitando para todo mundo, e voltando a ter a logística que precisamos para o nosso interior. Para a safra, tudo estará pronto e funcionando para o nosso agricultor”, garante.
Estruturas modernas para melhorar a mobilidade
As pontes estão sendo reconstruídas nas seguintes localidades:
- Ponte Vale Aurora I: com extensão de 38 metros e largura de 7 metros, totalizando 266 m² de área, será uma das principais vias de ligação entre o Vale Aurora e a Linha Eulália.
- Ponte Vale Aurora II: com 28 metros de extensão e 7 metros de largura, totalizando 196 m², estará localizada entre Faria Lemos e o Vale Aurora.
- Ponte Linha Paulina: uma ponte de 44 metros de extensão e 5 metros de largura (220 m²), que liga a localidade de Santo Antônio da Paulina.
- Ponte Linha Zemith: com 25 metros de extensão e 7 metros de largura (175 m²), está situada na Linha Zemith, também no Vale dos Vinhedos.
Fotos: Rodrigo De Marco / Reprodução