*Daniel Amadio

Infelizmente estamos passando pela pior tragédia natural já registrada no Rio Grande do Sul. O excesso de chuvas que ocorreram num pequeno período, ultrapassando os imites da capacidade de absorção que possuíamos, gerou consequência para a população, que afetada, muitas vezes de forma trágica, comprometeram as pessoas, as residências e consequentemente os estabelecimentos comerciais, que se por um lado pode ter tido seu negócio invadido pelas águas, gerando perdas, por outro os que não foram atingidos diretamente, veem o movimento cair em suas vendas, pela falta de recursos de muitos consumidores.

Nesse sentido as entidades precisam buscar apoio, nas diversas formas possíveis e conquistar ajuda para seus representados.

Nós do Sindilojas Regional Bento não poderemos nos omitir nessa hora e estaremos através dos poderes públicos e da Fecomércio RS junto com a CNC, buscando iniciativas que facilitem a retomada dos negócios, focados nos estabelecimentos comerciais.

Estamos buscando diversas ações que minimizem os impactos gerados pelas enchentes. Exemplo disso é o projeto comércio solidário que auxilia os funcionários das lojas com cestas básicas. Além disso em âmbito estadual buscamos o adiamento do aumento sobre alimentos, isenção do ICMS para s empresas mais afetadas, prorrogação do vencimento do ICMS por um período de 6 meses, prorrogação dos prazos de parcelamentos em vigor, não estorno dos créditos referentes aos estoques perdidos, prorrogação do prazo de entrega das obrigações acessórias por 3 meses, possibilidade do estado de procedimento alternativo para recuperação do ICMS/ST referente a estoques perdidos.

Na esfera federal investimentos urgentes para a recuperação da infraestrutura rodoviária do estado, auxílio para as prefeituras na reparação urbana, auxílio financeiro ao Governo Estadual, adiamento das parcelas de negociação administrados pela PGFN, suspenção de contrato de trabalho e redução da jornada de trabalho, suspenção da exigibilidade do recolhimento do FGTS, flexibilização nos prazos concedentes as férias, antecipação e aproveitamento dos feriados, suspenção de exigências em segurança e saúde do trabalho, recursos a fundo perdido para empresas mais afetadas e prorrogação do vencimento das parcelas do Pronampe em andamento, entre outras solicitações.

Temos ciência que muitos pontos, não serão atendidos e outros poderemos ter uma negociação para chegar em um denominador, bom para as partes. Estaremos atentos nas tramitações e divulgando as conquistas.

Acreditamos que nossa entidade, o Sindilojas está realizando seu papel junto aos representados do comércio varejista de 11 municípios , pois nas horas difíceis é que vemos a força da coletividade do nosso setor.

*Presidente do Sindilojas-BG