A imprensa de domingo passado noticiou a liminar da justiça que impediu o prefeito de Caxias do Sul de integrar aquela cidade a Região das Hortênsias abandonando a Região da Uva e do Vinho. Parece que as coisas se resolvem com a caneta.

Fiquei estarrecido e triste pois pareceu perdermos uma cidade irmã, berço da Festa da Uva. Vou colocar-me ao par do assunto para entender melhor.

Nunca vi um irmão ou irmã mudar de família ou seu estilo de vida alterando apenas o nome: de Paulo Vicente Caleffi para Paulo Fulano de Tal… não cola. Continuo sendo o mesmo!

A intenção do prefeito Guerra, de Caxias, de tornar aquela cidade mais turística adotou caminho alternativo um tanto estranho. Quanto a Bento Gonçalves o vento sopra a favor.

A Região da Uva e do Vinho se fortalece com os municípios vizinhos criando novas alternativas para atrair o turista. Garibaldi anunciou grandes investimentos da iniciativa privada na área de diversão, justamente na divisa de nosso município. Bem próximo do local já estão sendo executadas obas de um grande centro de convenções e hotel.

Pinto Bandeira se organiza e promete surpreender.

Coisa boa atrai coisa boa!

Para atrair os turistas: alternativas de diversão, de lazer, de gastronomia, centros culturais, visitação as cantinas de vinho e tudo aquilo que faz pulsar a vida. Acrescentem a isto nossas feiras e congressos, atividades já seguramente consolidadas.

Para receber os turistas: cidade organizada, limpa e com orientação aos visitantes, trânsito seguro e fluente, um povo prestativo em informações, garçons bem treinados nos restaurantes e aquele sorriso no rosto de quem recebe. O comércio é fundamental.

Para reter o turista: bons hotéis e atrações que durem mais do que um dia. Regiões distintas e próximas para serem visitadas, como Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Vale Aurora, Caminhos do Sabor e outros mais.

Estes atrativos preenchem mais de um dia do visitante e mantem a lotação dos hotéis. Um novo hotel está na véspera de inauguração e outros dois já estão com a construção iniciada. Isto é acreditar no futuro. Para manter Bento Gonçalves como centro turístico o visitante tem que superar suas expectativas e isto está acontecendo. Que bom!

O Brasil já nos conhece e admira. O mundo também ficará sabendo que somos uma região diferenciada, que merece uma visita.

Acreditem: todos ganharemos com isto e nosso futuro estará assegurado. Amém!