*Adriano de Bacco
O apoio às forças de segurança pública está ao alcance de todos. É papel do Consepro-BG construir pontes para que a sociedade civil contribua, de forma efetiva, para o fortalecimento das forças policiais que somam esforços para garantir uma Bento Gonçalves segura e unida. A entidade caminha lado a lado com o movimento do Bento+20, buscando sempre uma interlocução que assegure condições de trabalho para as instituições de segurança locais.
É com base nesse propósito que devemos propor o desenvolvimento de Bento Gonçalves – passando, de forma fundamental, por frentes de atuação que planejem nossa cidade com responsabilidade e eficiência. Exemplos que evidenciam a importância de entidades como o Consepro não faltam. Para ilustrar, recentemente o intermédio da instituição permitiu a aquisição de um drone de última geração para o Corpo de Bombeiros do RS – um equipamento que conta com o que há de melhor em tecnologias para operações de salvamento no mundo. Esse é um dos únicos disponíveis para operação no Rio Grande do Sul, atendendo uma demanda surgida a partir dos eventos climáticos extremos que atingiram o estado no mês de maio.
O Consepro-BG também vem angariando fundos para repassar às diferentes forças policiais e outros órgãos de segurança pública. Somente no ano passado, captou R$ 1,53 milhão. Uma conquista que devemos ao trabalho de busca constante pelo aumento na receita por meio de diversas fontes. Dentre as importantes obras realizadas desde 2021, estão o novo Centro Administrativo dos Bombeiros, o novo espaço da DEAM, prédio da Força Tática, a construção de um muro e a instalação de uma plataforma na PRF e o bote repassados à Patram. Os recursos repassados pelo Consepro, ainda, auxiliam os órgãos de segurança pública em diversas situações, desde manutenções prediais e reparos em viaturas, passando pelo auxílio-alimentação e a aquisição de suprimentos e equipamentos.
Atualmente, o trabalho do Consepro contribui para a melhoria das condições de trabalho de diversos organismos, incluindo Brigada Militar, Polícia Civil (quatro delegacias), Comando Ambiental da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Presídio, Posto de Identificação, IML e Polícia Rodoviária Estadual.
Juntos, Bento+20 e Consepro-BG formam uma parceria profícua que muito tem a contribuir para o futuro de nossa cidade. É a partir da segurança de nossos cidadãos que podemos propor um clima favorável ao desenvolvimento sustentável e harmonioso. Por isso, seguiremos nesse movimento coletivo que evidencia o olhar visionário de quem hoje está liderando as ações, para que que possamos viver em uma Bento mais segura e desenvolvida.
*Presidente do Consepro-BG