O número de municípios do Rio Grande do Sul que registraram danos causados pela chuva nos últimos dias chegou a 46, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã desta segunda-feira, 25. Desde ontem, mais quatro cidades comunicaram prejuízos: Eugênio de Castro, nas Missões, Jaguarão, no Sul, Jóia, no Noroeste, e Santa Maria, na região Central.
Entre os principais problemas relatados estão alagamentos em residências, pontes e estradas danificadas, elevação de rios e queda de granizo. O volume de famílias que precisaram deixar suas casas também aumentou: agora são 713 pessoas entre desalojados e desabrigados — no domingo (24), eram 640.
O acréscimo ocorreu principalmente em Amaral Ferrador, onde quatro moradores tiveram de sair de casa, e em Santa Maria, que contabilizou 80 desalojados após a inundação do rio Vacacaí, às margens da BR-392. No município, o Distrito de Passo Verde foi o mais afetado. Segundo a Defesa Civil local, a maioria das famílias é considerada desalojada porque o primeiro piso das casas foi alagado, obrigando os moradores a permanecer no segundo andar.
Até o momento, apenas Cristal, na Região Sul, teve situação de emergência homologada, com 20 pessoas fora de casa. Outras duas cidades aguardam reconhecimento: São Lourenço do Sul, que decretou estado de calamidade pública, e Caçapava do Sul, que informou que decretará situação de emergência.
São Lourenço do Sul é o município mais atingido até agora, com 500 desalojados. Além disso, 39 pessoas chegaram a ir para abrigos, mas parte já retornou para suas residências após a diminuição do nível da água. Atualmente, restam 10 desabrigados no local. Segundo a Defesa Civil municipal, choveu mais de 300 milímetros em 48 horas, superando o volume esperado para todo o mês.
Os dados divulgados pela Defesa Civil do RS consideram registros feitos entre quinta-feira (21) e esta segunda-feira (25).
Municípios com registros de pessoas fora de casa:
- Amaral Ferrador – 6 desalojados
- Barra do Ribeiro – 60 desalojados
- Cachoeira do Sul – 1 desalojado
- Canguçu – 4 desalojados
- Cristal – 12 desabrigados e 8 desalojados
- Dom Feliciano – 4 desabrigados
- Santa Maria – 80 desalojados
- São José do Norte – 24 desalojados
- São Lourenço do Sul – 10 desabrigados e 500 desalojados
- Turuçu – 4 desalojados
Fonte/Foto: RBS