O total de mortes no Texas, nos Estados Unidos, decorrentes das enchentes subiu novamente nesta segunda-feira (7) e se aproxima de 90, após autoridades encontrarem mais corpos na região mais atingida. A expectativa é que o número de vítimas fatais aumente nas próximas horas, segundo autoridades do estado.
As inundações-relâmpago atingem diversos condados do Texas desde sexta-feira (4), após chuvas torrenciais provocarem a elevação de 9 metros no nível do Rio Guadalupe em apenas duas horas, conforme informações do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês).
No condado de Kerr, o mais afetado, autoridades anunciaram a localização de sete novos corpos, elevando o número de mortos na região de 68 para 75. Com isso, o total de óbitos no estado subiu para 87. Somente no condado de Kerr, 27 crianças morreram.
O acampamento de verão cristão Camp Mystic, exclusivo para meninas, informou nesta segunda-feira que 27 alunas e monitoras morreram devido às enchentes que destruíram completamente a colônia. A área mais impactada está localizada no entorno do Rio Guadalupe, onde ficava o acampamento.
Ao menos 41 pessoas seguem desaparecidas em todo o estado, de acordo com o governador do Texas, Greg Abbott. Entre os desaparecidos estão 10 meninas e uma monitora do Camp Mystic.
Desde a tragédia, familiares das vítimas e voluntários têm se somado às equipes de resgate nas buscas por desaparecidos. As operações seguem pelo quarto dia consecutivo, mesmo com a previsão de mais chuvas para a região. O governo do Texas classificou o episódio como uma das piores inundações da história recente do estado.