Um estudo realizado pelo SPC Brasil em parceria com a CNDL revelou que o número de brasileiros com o nome sujo atingiu um novo recorde em março, totalizando 67,1 milhões de pessoas. Esse dado representa um aumento de 2,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com a pesquisa, cerca de quatro em cada 10 brasileiros estão endividados, o que demonstra a gravidade da situação financeira de grande parte da população. O valor médio da dívida de cada pessoa inadimplente é de R$ 4.398.
Os débitos com bancos correspondem à maior parte das dívidas, representando 64% do total. Além disso, chama a atenção o aumento do atraso nas contas de serviços básicos, como água e luz, que agora respondem por 11% dos débitos não pagos.
Apesar do cenário preocupante, os responsáveis pelo estudo acreditam que a inadimplência pode diminuir nos próximos meses, à medida que a economia do país se recupera. No entanto, eles alertam que o início do ano é tradicionalmente mais difícil para os consumidores, devido aos gastos extras com impostos como o IPVA e a compra de material escolar.
Foto: Getty Images / Reprodução