Dirigentes dos educandários compartilham seus desafios e desejos para a gestão atual
A 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Bento Gonçalves anunciou recentemente a posse dos novos diretores das escolas estaduais da região. A Coordenadora Regional de Educação, Iraci Luchese Vasques, destaca a importância de contar com gestores altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios educacionais das suas comunidades.
Os novos diretores passaram por um rigoroso processo de seleção, que incluiu um curso de apropriação das questões de gestão escolar, uma avaliação escrita seletiva e a aprovação das suas comunidades através de um processo eleitoral. “Foram momentos de muito estudo, de crescimento e de desenvolvimento das habilidades necessárias para estarem aptos a conduzir as nossas Unidades Escolares”, ressalta Iraci.
A formação e o suporte aos gestores eleitos estão sendo garantidos pela Secretaria de Educação (SEDUC) e pela CRE. Nos dias 16 e 17 de janeiro de 2025, os novos diretores participaram da posse e da formação inicial em Porto Alegre. A partir do dia 3 de fevereiro, a Jornada Pedagógica dará continuidade à formação. “No decorrer do ano letivo já estão previstos outros momentos de formação, paradas pedagógicas e reuniões sistemáticas para alinhamento de rede e suporte em todos os aspectos de competência da Gestão escolar”, afirma a coordenadora.

Iraci enfatiza que o processo de aprendizagem deve ser transparente e de conhecimento da comunidade. “Só conquistamos o engajamento se os envolvidos (gestores, professores, estudantes, pais) tiverem clareza de como as questões estão sendo conduzidas dentro da escola, de como seus filhos estão aprendendo, de como estão sendo avaliados, de como terão oportunidades para recuperarem as habilidades que não foram desenvolvidas e de como a escola pode e deve ser um espaço seguro para nossos estudantes”, pondera.
Desafios iniciais
Entre os novos diretores da rede estadual, está Ícaro dos Santos Langaro, assumindo pela primeira vez a direção do Colégio Visconde de Bom Retiro. “Acredito que são muitos os desafios, mas duas questões terão atenção especial da nossa Equipe Diretiva nesse primeiro ano de gestão: estamos desenvolvendo estratégias para melhorar o aprendizado e corrigir as defasagens dos anos anteriores”, afirma. O novo diretor destaca que muitos alunos não desenvolveram habilidades básicas, resultando em evasão escolar e reprovações, além de desmotivar os professores, que ficam sobrecarregados com revisões constantes.
Outro ponto crucial é a administração financeira: “A outra questão está ligada aos recursos financeiros. Precisamos administrar o orçamento recebido, muitas vezes insuficiente para atender todas as necessidades que temos, e buscar, juntamente com o CPM e o Conselho Escolar, formas de arrecadação para manter e melhorar nossa estrutura”, afirma.

Equilibrando demandas
Segundo Langaro, o equilíbrio entre as demandas administrativas e pedagógicas requer planejamento e uma visão integrada: “Começamos o ano definindo as prioridades que seguiremos ao longo de 2025, tendo como foco o aprendizado e o desenvolvimento dos nossos estudantes”, reitera.
Infraestrutura e envolvimento comunitário
Embora a infraestrutura do Colégio Visconde de Bom Retiro seja considerada boa, Langaro reconhece a necessidade de melhorias: “Só nos falta uma quadra de esportes fechada, o que possibilitaria a prática de esportes e outras atividades culturais no noturno e nos dias com clima hostil”, destaca Iangaro.
A inclusão da comunidade escolar é vista como essencial. “Buscamos a presença e a participação das famílias, incluímos os encontros e assembleias de pais no calendário do Colégio. Estreitar essas relações é fundamental para conseguirmos o comprometimento do aluno e da própria família”, enfatiza o novo diretor.
Gestão de recursos e melhoria educacional
A gestão eficiente dos recursos é uma prioridade para garantir que as necessidades da escola sejam atendidas. “Realizamos um levantamento detalhado das demandas pedagógicas, administrativas e de infraestrutura da escola, priorizando as mais urgentes”, diz.
Para melhorar os índices educacionais, como o IDEB, Langaro explica: “Produzimos uma atividade diagnóstica que será aplicada nas primeiras semanas de aula, para ver qual o nível de conhecimento de cada aluno. Essa atividade servirá de guia para os nossos Planos Educacionais”, salienta.
Inclusão e suporte
Promover um ambiente inclusivo é uma prioridade. “Nosso colégio possui uma profissional exclusiva para a Sala de Recursos no turno da manhã, onde são atendidos os alunos que têm alguma especificidade”, frisa.
Em relação ao suporte da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Ícaro elogia a colaboração e o diálogo contínuo: “A partir da nossa CRE fortalecemos parcerias Institucionais importantes, com universidades, ONGs, empresas e outras entidades”, comenta.
Objetivos de gestão
Concluindo, Ícaro dos Santos Langaro compartilha os objetivos principais de sua gestão: “Queremos propor uma gestão participativa, baseada no diálogo, na transparência e na escuta ativa, garantindo que alunos, professores, famílias e funcionários se sintam valorizados e ouvidos”, encerra.
Diretores com experiência
Gilmar Caio, em seu segundo mandato como diretor do Colégio Landell de Moura, a primeira escola em tempo integral de Bento Gonçalves, traz consigo a missão de consolidar esse novo modelo de ensino e mostrar à comunidade local seus benefícios. Em entrevista, Caio compartilhou seus planos e expectativas para a escola.
“Somos pioneiros em Bento Gonçalves nesse modelo de ensino integral e queremos mostrar à sociedade o quanto ele é fantástico”, afirma o diretor. Para tanto, a escola está recebendo investimentos significativos em infraestrutura, com reformas em todo o prédio, incluindo telhado, quadras esportivas, salas de aula e banheiros. “Somos uma das maiores escolas da cidade em espaço físico e estamos investindo para oferecer o melhor ambiente para nossos alunos”, destaca Caio.
Um novo conceito de educação
O ensino integral, segundo o diretor, vai muito além das disciplinas tradicionais. “Contemplamos o projeto de vida dos estudantes, seus sonhos, com mentoria, clubes de jovens protagonistas e líderes, curso técnico profissionalizante, estudo orientado, além da formação científica e atuação social”, explica.
A escola oferece ainda salas temáticas, robótica e disciplinas eletivas, proporcionando aos alunos a oportunidade de escolher seus próprios caminhos. “O ensino em tempo integral é desafiador, mas os resultados em outros estados são muito promissores”, afirma. “É preciso ter consciência de que um ensino mais completo, cativante e que vale muito a pena deixar os jovens na escola para uma formação mais potente, íntegra e cidadã”, diz.
Investimento e inclusão
Com o ensino integral, a escola oferece quatro refeições diárias aos alunos e conta com o apoio financeiro do governo para realizar as reformas e oferecer formação aos professores. “O repasse de verbas e investimentos melhora muito com o Integral”, destaca o diretor.
A inclusão também é um ponto forte da escola. “Todos os alunos com necessidades especiais são bem-vindos e temos uma estrutura e profissionais especializados para atendê-los”, afirma Caio.
Engajamento e protagonismo
Para o diretor, o sucesso da escola em tempo integral depende do engajamento de todos os envolvidos. “Professores e alunos precisam ser ativos e protagonistas desse processo”, afirma. A escola oferece formação contínua aos professores e incentiva a participação dos alunos em projetos e atividades extracurriculares.
Expectativas para o futuro
Caio espera que o modelo de escola em tempo integral seja consolidado em Bento Gonçalves e reconhecido por seus resultados. “Queremos que a escola seja um exemplo para outras escolas da região e que os alunos tenham um futuro brilhante”, conclui o diretor.
A diretora Silvania Luiza Chiarello, reeleita para mais um mandato à frente do Colégio Estadual Dona Isabel, em Bento Gonçalves, traz consigo a experiência de três gestões anteriores e a responsabilidade de dar continuidade a um trabalho já iniciado.
Um dos primeiros desafios, segundo a diretora, foi a própria eleição, que ocorreu em um período de grande demanda para a equipe escolar. “O encerramento do ano letivo exige muito de todos, e o processo eleitoral, ocorrendo tardiamente, tornou tudo ainda mais desafiador”, afirma Silvania.
Renovação e conectividade
Para este novo mandato, a diretora busca a renovação constante, buscando uma educação que prepare os estudantes para a vida. “O desafio é conscientizar as famílias da importância da educação, que vai além do conhecimento e envolve a formação de cidadãos preparados para conviver com a diversidade”, destaca.

Combate à evasão e melhoria da infraestrutura
Outro ponto crucial para a diretora é a diminuição da evasão escolar. “Queremos tornar a escola um espaço de interesse para os alunos e suas famílias, mostrando a importância da educação formal para o sucesso pessoal e profissional”, afirma Silvania.
A infraestrutura da escola também é uma preocupação constante. “Temos um grande espaço físico, mas a manutenção exige recursos que nem sempre estão disponíveis”, explica a diretora. Para este ano, a prioridade é melhorar a estrutura utilizada nas aulas de educação física.
Uso responsável dos recursos
Para a diretora, o engajamento da comunidade escolar é fundamental para o sucesso da escola. “Realizamos reuniões, convidamos para eventos e buscamos parcerias para melhorar a nossa escola”, afirma.
A utilização responsável dos recursos também é uma prioridade. “Os recursos devem ser utilizados de forma a atender às necessidades da escola e beneficiar os alunos”, destaca Silvania.
Parcerias
A inclusão de alunos com necessidades especiais é uma realidade no Colégio Dona Isabel. “Temos a orientação educacional e a sala de recursos, mas sabemos que ainda há muito o que fazer”, afirma a diretora. A escola conta com o apoio da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE) e busca parcerias para oferecer um atendimento cada vez mais completo.
Um ambiente seguro e de qualidade
Para a diretora, um ambiente seguro e de qualidade é fundamental para o aprendizado dos alunos. “O uso do uniforme, o controle de acesso e o trabalho comprometido dos profissionais são essenciais para garantir a segurança de todos”, afirma Silvania.
A diretora tem como objetivo principal manter os alunos na escola, estreitar os laços com a comunidade escolar, implementar projetos que valorizem os estudantes e buscar uma educação de excelência para todos. “Queremos um ambiente de trabalho respeitoso, onde os professores e funcionários possam desempenhar suas funções com foco no aluno”, conclui Silvania.
Diretores e vices atuais das escolas estaduais de Bento Gonçalves:
- Colégio Estadual Dona Isabel
Diretora: Silvania Luiza Chiarello
Vice-Diretora: Diana Trevisan Mezadri
Vice-Diretor: Gustavo Valduga
Vice-Diretor: Eldo Dorneles Junior - Colégio Estadual Landell de Moura
Diretor: Gilmar Caio
Vice-Diretora: Leina Marin
Vice-Diretor: Jose Maia Alves - Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro
Diretor: Icaro dos Santos langaro
Vice-diretora: Mônica Fiorotto Greggio
Vice-diretor: Acácio Florismundo Viegas Eggres - E.E. de Ensino Médio Imaculada Conceição
Diretor: Moacir Machado
Vice-Diretora Manhã: Roselaine Flamia De Villa
Vice-Diretora: Karina Peterle Soldi
Vice-diretora: Daiane Leda nunes - E. E. de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara
Diretora: Margarida Mendes Protto
Vice-Diretora manhã: Keli Arcari Deon
Vice- Diretora tarde: Daniela Montipó
Vice-Diretora: Katia Mirian Arcari
Vice-Diretora: Rosangela Beregula Faccini - I.E. Educação Cecília Meireles
Diretora: Susiane Hinnah
Vice-Diretora: Sonia Paese Minuzzi
Vice-Diretor: Bernardete Rigo W.
Vice-Diretor: Marinice Moras - E. E. de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli
Diretora: Tânia Regina Ducatti Sasso
Vice: Kellen de Oliveira Garcia - E. E. de Ensino Fundamental Gen. Bento Gonçalves da Silva
Diretora: Rosemari Dall Agnol
Vice -Diretor: Leonildo da Luz De Moura
Vice-diretora: Rosemari Moreira
Vice-Diretora: Giane de Souza Britto - E. E. de Ensino Fundamental Luiz Fornasier
Diretora: Maristela Valéria Batisti
Vice- Diretora/ Manhã: Elenor Ferronato Mezacasa
Vice-Diretora / Tarde: Suzana Giongo Dalpias - E. E. de Ensino Fundamental Ângelo Salton
Diretora: Simone Balssanello
Vice-diretora: Cristiane Cristófoli - E. E. de Ensino Fundamental Com.Carlos Dreher Neto
Diretora: Daiana Bordin
Vice-Diretora: Marilei Salete Faqui da Costa - E. E. de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Salette
Diretora: Flávia Cavalet Caldato
Vice: Aline Rodrigues Costa - E. E. de Ensino Fundamental Pedro Vicente da Rosa
Diretor: Ivan N. Garbin
Vice-Diretora Márcia R. G Iunes
Vice-Diretora Patrícia Machado Neves - E. E. de Ensino Fundamental Prof. Ângelo Chiamolera
Diretora: Marlise Fontanari Pouluk - E. E. de Ensino Fundamental Irmão Egídio Fabris
Diretor: Allan Cristian Ballestrin Guerra
Vice-Diretora: Fernanda Elisa Vicentin Bertoletti - E. E. de Ensino Fundamental Gen. Amaro Bitencourt
Diretor : João Paulo Scott - E. E. de Ensino Fundamental José Farina
Diretora: Michele Nunes
Vice-Diretora: Luana Soldi Bassani - E. E. de Ensino Fundamental Maria Goretti
Diretora: Franciele Casagrande
Vice-Diretora: Valderessa Stringhini Moro - NEEJACP Metamorfose do Sonho a Realidade
Diretor: Alexandre Misturini - NEEJACP Admar Bretas Rodrigues
Diretora: Cátia Fernandes de Oliveira Fiorini