Empresa de Bento Gonçalves chega aos 49 anos com portfólio diversificado, presença em países vizinhos, apostando em tecnologia e valorização de pessoas
Fundada em 1976 em Bento Gonçalves por Cyro De Toni, Davi De Toni e Domingos De Toni, a De Toni nasceu como uma fabricante de acessórios para esquadrias de aço e a indústria metalomecânica. Com o passar dos anos, a empresa familiar se expandiu, diversificou sua atuação e hoje soma quase cinco décadas de presença no mercado nacional e internacional. Atualmente a empresa tem o Sr. Deonir De Toni e Dorvalino De Toni como sócios. A De Toni busca constantemente se adaptar às tendências do mercado através de produtos e processos produtivos inovadores. “Ter uma equipe confiável, comprometida, que busque constantemente a competência, são pré-requisitos essenciais para o crescimento das empresas” afirma o Sr. Deonir.

A De Toni atua hoje com sete frentes principais: acessórios para móveis (linha moveleira), esquadrias de aço, PVC e alumínio, sistemas de conformação a fio (como rebites), peças para o setor agrícola (como catracas) e perfis para drywall. “Nos últimos 10 a 15 anos, passamos a investir fortemente na linha moveleira, aproveitando o potencial da nossa região, que é um centro nacional da indústria de móveis”, explica o diretor.
A empresa se prepara para comemorar 50 anos em 2026, com uma trajetória marcada pela diversificação, inovação e fortalecimento de valores internos. “Trabalhamos com sete pilares que chamamos de os ‘sete Cs’: confiança, comprometimento, competência, coragem, constância, crescimento e cooperação. São princípios que aplicamos no dia a dia com toda a equipe”, destaca.
Lançamento na FIMMA e foco em tecnologia

Participando de mais uma edição da FIMMA Brasil, feira referência no setor, a De Toni apresenta ao mercado o sistema DT77, voltado para portas de correr na linha moveleira. A solução é considerada estratégica por unir funcionalidade, segurança e melhor aproveitamento de espaço, características valorizadas especialmente em apartamentos e projetos modernos. “O DT77 é um produto muito competitivo e representa um salto importante dentro da nossa linha moveleira. Ele permite o deslizamento suave da porta, com travas que evitam acidentes e agregam valor ao móvel. Pode parecer uma pequena mudança para o consumidor, mas é uma grande inovação para o setor”, pontua De Toni.
Claiton Redmann, responsável pelo marketing, reforça que o novo lançamento é resultado direto do investimento contínuo da empresa em tecnologia e melhoria de processos. “O nosso lema hoje é ‘De Toni em Movimento e Segurança, Qualidade que Constrói Confiança’. Estamos sempre atualizando nossas soluções, acompanhando as tendências e ouvindo o mercado”, declara.
A De Toni também prioriza a inovação em processos internos e a formação contínua da equipe. “Quem faz inovação são as pessoas. Por isso, investimos em treinamento, capacitação, em formar gente criativa e comprometida. Isso impacta diretamente na qualidade dos nossos produtos”, afirma o diretor.
A estrutura industrial da empresa conta com um parque fabril de 14 mil metros quadrados e cerca de 120 colaboradores. Para a FIMMA, a equipe levou uma delegação de 10 pessoas, preparada para receber clientes, apresentar as inovações e estreitar relações comerciais. “É um momento importante para fortalecer parcerias e abrir novas portas. Temos boas expectativas para esse ano”, destaca Redmann.
De olho na ampliação de mercados
Além de atender o mercado nacional, a De Toni mantém relações comerciais com países como Argentina, Paraguai, Bolívia e Colômbia, seja por meio de vendas diretas ou parcerias com empresas exportadoras. “Ainda não exportamos diretamente para os Estados Unidos, mas nossos produtos chegam lá por meio de clientes que atuam internacionalmente. E queremos ampliar essa presença, principalmente na América do Sul”, comenta De Toni.
Na avaliação da empresa, a FIMMA 2025 se mostra especialmente movimentada, com público qualificado e alto interesse por soluções inovadoras. “Estamos percebendo uma movimentação diferente, muito positiva. As pessoas estão buscando novidades. A feira é uma excelente oportunidade para conquistar novos leads e também para manter o relacionamento com os nossos clientes atuais”, diz Redmann.
Com quase 50 anos de história, a De Toni se firma como uma empresa que une tradição e modernidade, com os pés fincados em Bento Gonçalves, mas com visão global. “O que nos move é a vontade constante de evoluir. E isso vale tanto para os produtos quanto para as pessoas que constroem a empresa todos os dias”, finaliza De Toni.
fotos: Nathielly Paz