Os estudantes que ainda não realizaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganharam um novo prazo para garantir a participação na edição de 2024. O Ministério da Educação anunciou a prorrogação do prazo de inscrições por uma semana, estendendo-o até a sexta-feira, 14.
Inicialmente, a medida visava beneficiar apenas os candidatos do Rio Grande do Sul, estado recentemente afetado por enchentes. No entanto, a pasta federal ampliou a possibilidade para estudantes de todo o país.
Conforme o cronograma original, as inscrições encerrariam na última sexta-feira, 7 de junho. Agora, os interessados têm até a nova data limite para realizar o procedimento. Vale ressaltar que as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através da Página do Participante do Enem.
A taxa de inscrição para os candidatos que não se enquadram nos critérios de isenção é de R$ 85. O pagamento pode ser efetuado por meio de pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança, além da opção de boleto bancário.
As provas do Enem 2024 estão programadas para os dias 3 e 10 de novembro. Este ano, o exame busca avaliar o desempenho dos estudantes e servir de ferramenta para acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas.