Nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, a Fundaparque apresentou o projeto do seu novo pórtico de entrada, uma obra que visa modernizar o visual e a estrutura do espaço. Com um investimento total de R$ 3 milhões, viabilizado por uma parceria entre o Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimóveis), a construção tem previsão de início em 11 de agosto de 2025 e entrega em janeiro de 2026.
O principal objetivo da iniciativa é otimizar a experiência dos usuários, especialmente durante grandes eventos como Fimma Brasil, Movelsul Brasil, ExpoBento e Fenavinho. O projeto, assinado pela arquiteta Adriana Peccin, visa modernizar o local e melhorar o fluxo de veículos e pedestres.
De acordo com a Presidente do Sindimóveis, Cíntia Weirich, “é muito importante modernizar nosso pórtico, nossa entrada, que já estava mais arcaica. Estamos em uma crescente de olhar para os pavilhões, modernizando o que é possível em parceria com o CIC, com a Movergs e à frente da Fundaparque”, conta.
Além disso, o projeto prevê a ampliação dos espaços de entrada de veículos, com a instalação de quatro cancelas automáticas para a circulação. Com a mudança, o pagamento do estacionamento será feito de forma online, por meio de telas projetadas nos pavilhões E e A.

Segurança e tecnologia
Segundo Euclides Longhi, presidente da Movergs, o espaço de entrada para pedestres também será ampliado. “O fluxo de pedestres também será exclusivo, não haverá mais uma passagem de carros; haverá toda uma circulação para que eles possam entrar no parque sem prejuízo”, explica. Longhi destaca que há 20 anos existe o sonho de transformar o pórtico de entrada da Fundaparque. “Buscamos um projeto que valoriza o visual da entrada, inclusive deixando o nome da Fundaparque em destaque, além de complementar a qualidade da estrutura que o Parque oferece.
“É uma satisfação muito grande participar desse momento de parceria e renovação”, celebra.
A fachada também será alterada, com a instalação de um painel de LED, o que implicará na redução de custos com lonas de divulgação dos eventos sediados pela Fundaparque.
Segundo Presidente da Fundaparque, Laudir Picolli.
a empresa responsável pela execução do empreendimento é de Bento Gonçalves, o que proporcionará mais vagas de emprego na cidade. “Nós valorizamos as pessoas que vivem nos altos. Então, a gente sempre tenta preservar isso, porque nós nascemos aqui, vivemos aqui, e a economia tem que ser forte aqui dentro”, destaca.
De acordo com Carlos Lazzari, Presidente do CIC-BG, o novo sistema de segurança, a ser instalado no pórtico, permitirá a checagem da entrada e saída de veículos e pessoas.
Este sistema já começou a ser implementado na ExpoBento e Fenavinho deste ano. “Tínhamos diversas câmeras para reconhecimento facial. Com este sistema, poderemos identificar placas na hora, verificando se o veículo é roubado ou se o IPVA está atrasado. Se o carro for roubado, a ExpoBento e a Fenavinho terão essa estrutura, pois o sistema que o comandante Chesani montou na ExpoBento foi desenvolvido com um nível de segurança comparável ao do Banco Central do Brasil”, detalha Lazzari.
Ele complementa que “esse sistema, então, aprimora a leitura das placas. Se a Brigada Militar ou a Polícia Civil quiserem identificar algum carro roubado, basta adaptar a leitura da placa ao sistema da Brigada Militar, que saberá de imediato se o veículo é roubado ou não.
Assim, teremos segurança desde a entrada do parque, tanto para veículos quanto para pessoas, é essa manutenção, que a ExpoBento e a Fenavinho deverão continuar nas próximas edições, sendo uma parceria com a Brigada Militar, substituindo a segurança privada”, explica.

Um marco simbólico para a cidade
O presidente da Fundaparque, Laudir Picolli, define o novo pórtico como um marco simbólico. “É um momento histórico de união entre três entidades muito importantes para a economia e o desenvolvimento de Bento Gonçalves, tanto pela atuação em seus setores quanto pela realização de grandes eventos que movimentam diversos outros segmentos da cidade. Movergs, CIC-BG e Sindimóveis reinvestem constantemente no Parque e na sociedade, então é uma novidade que também beneficia a sociedade”, celebra.
Para o Sindimóveis, os avanços na estrutura da Fundaparque são importantes. “Há quase 50 anos o Sindimóveis acompanha e participa da evolução da Fundaparque, que acolhe tanto os expositores e visitantes da Movelsul quanto a comunidade que frequenta o espaço. Não poderíamos deixar de participar dessa iniciativa que beneficiará a todos”, pontua Cíntia Weirich.
Para Lazzari, que está à frente do CIC-BG – entidade que promove a feira multissetorial ExpoBento e a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), o pórtico nunca recebeu melhorias desde sua construção em 1975. “Todo investimento, até então, sempre foi feito na ampliação dos pavilhões e em diferenciais internos. Agora, o olhar se volta para melhorar a apresentação que recebe quem chega ao Parque de Eventos”, comenta. “Essa iniciativa faz parte de um movimento contínuo de melhoramentos aplicados ao Parque de Eventos, aprimorando a estrutura da Fundaparque que recebe tão bem as nossas maiores feiras e festas. Por isso, o CIC-BG entende que deve fazer parte dessa cotização de três entidades, comprometidas com um investimento para deixar a frente da ‘nossa casa’ mais futurista e moderna”, conclui.

Projetos futuros
Além do novo pórtico, na mesma obra será realizada ampliação da Rua Avelino Luiz Zat, na qual fica na lateral do pórtico, ampliando cerca de um metro e meio de largura. “Atualmente passa um carro só, então nós vamos aproveitar para passar dois carros aí também”, destaca Longhi.
Ademais, também serão realizadas melhorias nos pavilhões, bem como destaca o Presidente da Fundaparque. “Existe um projeto já aprovado na prefeitura da ampliação do hall de entrada do Pavilhão E, uma ampliação dos banheiros do Pavilhão E uma cozinha lá nos fundos do Pavilhão E para atender em torno de 3 mil pessoas simultâneas”, conclui Picolli.