A chegada dos primeiros módulos que vão ser instalados no Rio Taquari para a retomada da travessia da balsa entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul deve ser finalizada ainda esta semana. Após isso, iniciam os trabalhos de montagem da estrutura que será seis metros menor do que o equipamento antigo que acabou sendo levado pelas águas durante a enchente no início de maio.

Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a nova balsa terá 24 metros de comprimento por nove de largura, totalizando 216 metros quadrados de área. Isso vai possibilitar a travessia de 15 veículos leves por vez. A anterior tinha a capacidade de transportar até 30 veículos por viagem.

Segundo o Daer, a redução do tamanho da embarcação foi definida após autorização temporária para reiniciar as operações que estão suspensas a mais de dois meses. A expectativa da autarquia é de que nos próximos meses depois da retomada das viagens, novos módulos sejam acoplados à embarcação, ampliando o espaço para veículos.

Segundo a empresa Lacel, responsável pela travessia, a antiga balsa, levada pelas águas, resultou num prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões. Em maio, o equipamento acabou se desprendendo do atracadouro, saindo de São Valentim do Sul, passando pelos municípios de Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio e parando em Lajeado, após colidir em uma ponte na BR-386, partindo-se ao meio e submergindo. Segundo a Lacel, nenhuma pessoa estava no equipamento, apenas veículos, que acabaram sendo levados pelas águas.

Foto: Departamento Autônomo do Estradas de Rodagem / Divulgação