O Ministério Público Federal (MPF) divulgou na tarde desta sexta-feira, 6 de fevereiro, os resultados da Operação Dominus, deflagrada em 2011 e que desarticulou uma quadrilha de narcotráfico. Confira a nota na íntegra:

Um total de 31 réus denunciados pela Procuradoria da República em Bento Gonçalves dentro da Operação Dominus foram condenados, em primeiro grau, pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul. No total, o Ministério Público Federal (MPF) formulou oito denúncias criminais, onde foram apontadas práticas que envolviam o tráfico internacional de drogas e a associação para o tráfico de drogas.

O procurador da República Bruno Gütschow ressaltou que todas as condenações obtidas ainda não são definitivas, já que todos os condenados podem recorrer da decisão judicial. Por conta disso, apenas uma das pessoas condenadas está cumprindo pena, em regime domiciliar – 23 pessoas respondem em liberdade, quatro estão foragidas (com pedido de prisão preventiva), três réus foram absolvidos do processo e um réu não foi encontrado. Um dos réus acabou falecendo e um outro está no exterior, e a Justiça aguarda decisão sobre pedido de extradição.

Os recursos que tramitam no Tribunal Regional Federal da 4ª Região estão relacionados tanto a apelações interpostas por parte do MPF (para aumentar as penas), quanto àquelas interpostas pelos advogados dos réus. Os condenados tendem a responder a penas que variam de 4 a 14 anos de reclusão.

A operação

A Operação Dominus, deflagrada em 2011, desarmou uma quadrilha que trazia drogas do Paraguai para o Brasil pelas fronteiras do Mato Grosso do Sul e Paraná para ser distribuída no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Durante as investigações foram apreendidos 115 quilos de cocaína e 1504 pontos de LSD. A operação teve o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.